Globo exibe protesto contra Bolsonaro: “Virar jacaré tudo bem. Gado jamais!”

Homem se manifestou no SP1 ao receber primeira dose de vacina para Covid-19

Publicado em 10/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou a atenção durante o SPTV 1ª Edição, telejornal local da Globo, nesta quinta-feira (10). Um homem posou para uma foto recebendo a vacina contra o coronavírus e segurando um cartaz com a frase: “Virar jacaré tudo bem. Gado jamais!”.

“Jacaré” faz referência à crítica de Bolsonaro contra a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. Para desestimular a imunização e atrapalhar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o presidente mentiu declarando que a vacina transformaria pessoas em “chimpanzés”, mas imediatamente trocou o animal para “jacarés” para não ser acusado de racismo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Gado”, por sua vez, é o apelido pejorativo dado a apoiadores fanáticos de Bolsonaro. O manifestante, com o cartaz, defendeu a vacinação pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como única forma de proteção contra a Covid-19 e repudiou quem concorda com as ações do governo federal no combate à pandemia. O Brasil, com 480 mil mortes, é o segundo país com mais vítimas fatais da doença no mundo.

A manifestação durante o SP1 foi exibida enquanto o apresentador Fabio Turci lia mensagens do público no telão do estúdio. Entre as interações, estava a do telespectador identificado como Paulo. O jornalista, porém, ignorou o cartaz contra Bolsonaro e se atentou apenas à frase escrita pelo homem no Twitter.

“‘Primeira dose da vacina. Vacina sim. Viva o SUS!’. Bacana, Paulo, tomou sua dose, está saudável, está inteiro, protegido parcialmente. Falta a segunda dose agora”, disse Turci, que comanda o SP1 no lugar de César Tralli, deslocado para o Jornal Hoje durante as férias de Maju Coutinho.

É importante lembrar que as mensagens lidas durante o telejornal são filtradas pela produção para evitar piadas e trocadilhos com teor sexual. Depois, o apresentador pode escolher ou não as mensagens pré-selecionadas. O cartaz contra Bolsonaro passou pela seleção da equipe de jornalismo e de Fabio Turci.

Esta não foi a primeira vez que o telespectador tentou emplacar seu protesto contra o presidente. No Twitter, Paulo publicou a foto em 3 de junho e compartilhou outras seis vezes, marcando as duas edições do SPTV, até ser notado pela Globo nesta quinta.

Assista ao momento em que a Globo exibiu um cartaz contra Bolsonaro no SP1:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio