Exclusivo

Finalista do Emmy com The Voice Kids, Analu Sampaio inicia carreira internacional

Cantora de 13 anos se apresentará em festival nos Estados Unidos pela internet

Publicado em 12/09/2021

A quarta indicação consecutiva do The Voice Kids ao Emmy Kids Internacional, anunciada na última terça-feira (7), foi um aperitivo do sonho de Analu Sampaio, finalista da edição de 2020. A cantora de 13 anos deseja lançar sua carreira fora do Brasil, mas cantando MPB, estilo que consagrou a artista mirim na competição da Globo. Para “conquistar” o mundo, ela conta com o apoio de ídolos da música que ela pode chamar de amigos, como Ivan Lins, Rosa Passos, Flávio Venturini e Roberto Menescal.

Aliás, foi o próprio Menescal que indicou Analu para o primeiro Festival Internacional de MPB, intitulado Bossa Nova & Beyond (Além da Bossa Nova), que será apresentado online no próximo fim de semana. Organizado pela Brazilian Music Foundation (BMF), localizada em Nova York, o evento beneficente receberá doações para a Associação Arebeldia Cultural, que ainda este mês lançará a primeira Orquestra Juvenil de Minas Gerais.

“Roberto Menescal me convidou, aliás, me indicou para o pessoal de lá. Ele é um amor de pessoa! Quando eu gravo, mando primeiro para ele ver o que achou. Trocamos mensagens direto, temos projetos novos com ele também. Tenho esse sonho de ter uma carreira internacional e cantar para pessoas de fora do Brasil, ainda mais músicas brasileiras, porque hoje em dia vejo muitas crianças e adolescentes indo para a música internacional, e muitas músicas lançadas hoje em dia são muito explícitas, têm um conteúdo que não pode ser ouvido por crianças”, afirma Analu Sampaio em entrevista exclusiva à coluna.

Com talento e naturalidade, a cantora revelada no Programa Raul Gil (SBT) conquistou a simpatia e a amizade de ícones da MPB. Ivan Lins, por exemplo, se encantou ao ouvir Analu cantando Madalena e a convidou para dividir os vocais de Renata Maria, composta por ele e Chico Buarque.

“A produtora dele falou que ele tinha assistido à minha apresentação no The Voice. Logo depois, a assessora dele ligou falando que ele queria gravar um vídeo comigo. Na hora, quase caí no chão! Fiquei muito, muito feliz! A gente conversa até hoje. Tanto ele como Menescal e Rosa Passos estão sempre dando esse apoio, assistem aos meus vídeos e dão feedbacks positivos e negativos, o que preciso melhorar, e isso me ajuda tanto! Rosa me manda várias dicas para me ajudar. Agora estou com algumas coisas que ela está me ensinando sobre respiração. Agora também temos o contato do Flávio Venturini, que é um fofo. Gravei um vídeo e estou muito feliz. Ele me ligou!”, comemora.

Rosa Passos e Chico Buarque estarão no repertório de Analu Sampaio em seu primeiro compromisso internacional. Após o festival de MPB, a adolescente quer realizar outro sonho: conhecer pessoalmente seus novos “velhos” amigos de WhatsApp. Todos os duetos até agora foram gravados remotamente. Falta o abraço de agradecimento.

“Eles já tomaram a segunda dose, logo logo vamos nos ver. Aqui em casa meus pais tomaram a primeira dose, inclusive acho super importante a vacina, ainda mais para o pessoal da música. Ficamos muito parados na quarentena, estamos tendo que trabalhar na internet. Queria presencialmente, mas não tem como agora”, diz Analu.

Enquanto se prepara para o festival, Analu torce pela vitória do The Voice Kids no Emmy. A edição que concorre ao prêmio mais importante da TV foi a única gravada antes e durante a pandemia de coronavírus, forçando uma paralisação de seis meses e inclusão de protocolos de segurança, como o envio de microfones até a casa dos participantes. O vencedor será anunciado em 12 de outubro.

“Meu pai falou que a nossa edição foi escolhida, e eu fiquei muito feliz, ainda mais surpresa, e muito orgulhosa, por causa do trabalho incrível que a Globo fez. Como eles fizeram esse trabalho com as crianças a distância. Trabalhar com criança é mais complicado. Eles merecem demais, foi incrível! Muita gente não fala, mas eles dão todo o apoio emocional para as crianças. Muitas mães falam: ‘Nem vou inscrever meu filho porque ele pode sair frustrado’. Eles sempre preparam as crianças, e acho que merecem não só pelo programa em si, mas pela equipe mesmo. Fiquei muito, muito feliz!”, celebra.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade