Em fato raro, Noemi Gerbelli viveu mesma personagem em cinco produções diferentes

Atriz, que morreu aos 68 anos, interpretou Olívia em Carrossel, Patrulha Salvadora e Carinha de Anjo

Publicado em 02/12/2021 14:47
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O que Beto Rockfeller, Odorico Paraguaçu, Jamanta e Olívia têm em comum? Estes personagens icônicos apareceram em mais de uma novela, fato raro na teledramaturgia. A megera de Carrossel eternizou na história da TV brasileira a atriz Noemi Gerbelli, que morreu na noite da última quarta-feira (1º), aos 68 anos, vítima de embolia pulmonar.

A morte foi anunciada pela atriz Vanessa Gerbelli, sobrinha de Noemi. Segundo o SBT, a intérprete de Olívia sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) há cerca de 20 dias e ficou internada em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ela estava se recuperando em casa, sob cuidados de seus familiares, quando ocorreu a embolia que a levou ao óbito.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em quase cinco décadas de carreira, atuou em novelas, séries, filmes humorísticos e peças de teatro. Trabalhou na TV Cultura, Tupi, Record, Band, RedeTV! e Globo. Contudo, foi em 2011, no SBT, que a talentosa artista tornou-se inesquecível com a escalação para interpretar a diretora da Escola Mundial, inspirada nos nazistas, no remake brasileiro de Carrossel.

“Quando escolheram uma atriz, queriam uma diretora que parecesse uma do campo dos nazistas, aquelas mulheres que ficavam lá no campo de concentração batendo nos judeus, e pegaram ela. Vê se não vai bater naquele judeuzinho lá, hein? Estou te avisando! Se quiser bater em um judeu, pega um maior, pega eu!”, brincou Silvio Santos durante participação de Noemi no Jogo das 3 Pistas, citando o personagem Davi (Guilherme Seta).

Linha-dura em Carrossel, Olívia contrastava com a alegria de Noemi Gerbelli nos bastidores da novela, contagiando colegas de elenco que a homenagearam após sua morte. “De longe uma das pessoas que mais me ensinou a ser um bom profissional”, lamentou Matheus Ueta (Kokimoto). “Quantos ensinamentos… lembro dos textos batidos antes de entrar em cena, das conversas no camarim, das chamadas de atenção, afinal não era fácil estar diariamente com 16 crianças frenéticas… mas ela conseguia. Ela era a nossa mestra!”, recordou Larissa Manoela (Maria Joaquina).

O sucesso de Carrossel e Olívia se expandiram para outras atrações do SBT. Na pele da diretora, Noemi Gerbelli virou jurada do programa Astros e disputou o Jogo das 3 Pistas do Programa Silvio Santos. A novela virou uma franquia de entretenimento, e a atriz participou de todas as produções: as quatro temporadas da série Patrulha Salvadora (2014), os dois filmes de Carrossel e o desenho animado.

Em janeiro de 2018, ocorreu o “fato raro” que intitula esta matéria póstuma. Noemi Gerbelli reviveu a diretora Olívia, de Carrossel, na novela Carinha de Anjo. Como inspetora de polícia, avaliou o desempenho da delegacia da cidade fictícia de Doce Horizonte, comandada pelo delegado Peixoto (José Rubens Chachá) e o policial Ribeiro (Carlos Mariano).

Poucos personagens de novelas reapareceram em outras produções. Alguns exemplos: Luis Gustavo (1934-2021) interpretou Beto Rockfeller em duas novelas, ambas na Tupi, em 1968 e 1973. Paulo Gracindo (1911-1995) se consagrou como Odorico Paraguaçu na novela O Bem-Amado (1973) e na série homônima (1980-1984). Cacá Carvalho foi Jamanta em duas novelas: Torre de Babel (1998) e Belíssima (2005).

Todos estes papéis se imortalizaram com seus atores. A diretora Olívia entra neste rol. Em cinco produções diferentes, imortalizou Noemi Gerbelli, que deixa uma geração de crianças e jovens de luto. Confira algumas mensagens póstumas do elenco de Carrossel:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio