Diretor sofre homofobia durante dublagem de novela mexicana do SBT: “Atitude podre”

Duio Botta relatou atitude preconceituosa ao dirigir capítulo 24 de Se Nos Deixam

Publicado em 01/11/2021 12:07
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O ator e dublador Duio Botta expôs em suas redes sociais que foi vítima de um ataque homofóbico durante o processo de dublagem de Se Nos Deixam, novela mexicana inédita no Brasil que já está sendo anunciada pelo SBT. O profissional, que dirige os trabalhos no estúdio carioca Rio Sound, foi desrespeitado por um colega que rasurou o roteiro com uma referência preconceituosa.

Duio Botta, que está no ar na série A Usurpadora e trabalhou em outras novelas (como dublador no SBT e como ator na Globo), desabafou ao encontrar seu nome escrito a caneta no texto do capítulo 24, ao lado do número com conotação homofóbica (no Jogo do Bicho, 24 é o número do veado, animal associado pejorativamente à comunidade LGBTQIA+).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Achei um desrespeito com a minha pessoa, com o meu trabalho, minha trajetória. Chegar ao estúdio e encontrar o script 24 relacionado ao meu nome, a minha sexualidade é no mínimo inadmissível. Independentemente se foi um amigo ou um colega, quero que saiba que não gostei, que foi uma atitude podre e infantil. Eu jamais faria isso com um colega de trabalho”, escreveu o dublador. Além de dirigir, ele empresta sua voz a Gonzalo (Carlos Said), personagem quem terá um caso com Fedora (Gabriela Spanic).

Procurado pela coluna, Duio Botta afirma considerar o ato uma “brincadeira de mau gosto”, e não um ataque, o que não diminui o caráter homofóbico da manifestação desrespeitosa. Ele não chegou a procurar o autor da ofensa para tirar satisfações.

“Imagino que tenha sido uma brincadeira que não caiu bem mesmo. Eu nunca arrumo os scripts de dentro do estúdio, vi por acaso mesmo. Se eu não tivesse visto, outros colegas veriam, e acho que ficaria ainda mais constrangido”, diz o diretor de dublagem de Se Nos Deixam. Duio descartou o roteiro rasurado colocou outro no estúdio.

A coluna apurou que, embora tenha chamadas no ar, Se Nos Deixam não será a substituta de A Usurpadora. Para a próxima semana, a direção do SBT decidiu estender os capítulos de Carinha de Anjo e aguardará o final de Gênesis, na Record, para mexer no horário nobre e definir a data de estreia da próxima novela, que será lançada no México nesta segunda-feira (1º).

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio