Exclusivo

Dez anos depois, fofoqueiro diz como tentou salvar gafe de Claudete Troiano: “Minutos intermináveis”

Apresentadora virou meme ao mandar beijo para Leila Lopes sem saber que atriz havia morrido

Publicado em 18/09/2021

Há uma década, Claudete Troiano soube da pior forma possível por onde anda Leila Lopes. A apresentadora mandou um beijo para a atriz, ao vivo na Gazeta, sem saber que ela havia morrido dois anos antes. A gafe tornou-se um meme hilário e inesquecível, que até hoje persegue Marcelo Bandeira, parceiro da titular do programa feminino naquela fatídica manhã de 14 de setembro de 2011.

Em entrevista exclusiva à coluna, o colunista de celebridades relembra como tentou “salvar” Claudete do momento constrangedor no Manhã Gazeta. Ironicamente, o assunto do quadro de fofocas nem era a atriz Leila Lopes, e sim sua homônima, angolana, eleita Miss Universo dois dias antes. Após ganhar o concurso de beleza, realizado em São Paulo, ela disse aos jornalistas que era fã das novelas brasileiras.

Marcelo Bandeira repercutiu a curiosidade com Claudete, mas a apresentadora estava mais interessada na coincidência das xarás. Foi quando o meme surgiu: “Achei tão engraçado o nome, me lembrou a atriz Leila Lopes. Um beijo para você, Leila Lopes. Onde será que anda a Leila Lopes?”.

Atônito, o jornalista tentou se certificar de que havia ouvido corretamente a dúvida da colega: “Qual?”. Claudete insistiu: “A Leila Lopes, a atriz!”. Bandeira, então, exclamou em tom de alerta: “Ela faleceu, Clau!”. Imediatamente, a feição da apresentadora mudou. Assustada ao saber da morte, emendou com um sorriso amarelo: “A desinformada!”.

O meme se eterniza quando Marcelo Bandeira detalha o caso. Claudete fica estarrecida quando ouve que Leila Lopes havia sido encontrada morta em dezembro de 2009 e que a principal linha de investigação era suicídio.

O ponto alto da conversa ocorre quando a apresentadora diz que a morte da atriz praticamente não repercutiu na imprensa, quando na verdade dezenas de veículos cobriram o caso e ela que não acompanhou: “Meu Deus do céu, notícia triste! Você vê como às vezes a pessoa faz sucesso e aparece uma notinha assim [pequena] em algum lugar”.

Àquela altura, a Miss Universo deixou de ser assunto no Manhã Gazeta e nas redes sociais. Claudete Troiano figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter. Os vídeos compartilhados no YouTube somaram mais de 1 milhão de visualizações. A gafe repercutiu nos portais e no Top Five, quadro do extinto CQC (Band) com os micos da semana na TV. Em 2017, o mico foi eternizado na Biografia da Televisão Brasileira, livro de Flávio Ricco e José Armando Vannucci.

O meme eterno ainda faz parte da rotina de Marcelo Bandeira, dez anos depois. Embora tenha dividido o protagonismo com Claudete, apenas a apresentadora é questionada em entrevistas sobre a gafe. O jornalista, que tentou socorrer a colega, ficou em segundo plano. À coluna, ele topou recordar os detalhes daquele Manhã Gazeta.

“Lembro que tinha dormido bem pouco naquele dia e chegado à emissora pedindo para o pessoal da maquiagem dar uma caprichada a mais, a fim de disfarçar a minha cara de sono. Porém, acordei rapidinho após a pergunta dela no estúdio (risos). No primeiro instante, achei que fosse uma pegadinha. Tanto que o vídeo mostra o momento em que estou olhando para o alto e para os produtores que estavam ali por perto. Só depois percebi que era sério, que ela não sabia ou não se lembrava da morte da Leila Lopes”, conta o colunista.

Na época, parte do público e da imprensa desconfiou que o momento havia sido combinado, porém o colunista de celebridades nega. Aliás, ele ainda guarda a sensação que teve ao presenciar o mico de Claudete.

“Muitas pessoas falaram da minha reação, que eu havia sido um ‘lorde’. Confesso que fiquei surpreso, e foram os minutos mais intermináveis da minha vida. Mas não poderia ser grosseiro, nem deixá-la em uma situação desconfortável, afinal era a apresentadora do programa e não diria qualquer coisa em respeito à família da Leila”, afirma.

Depois da gafe ao vivo, Claudete e Marcelo se tornaram personagens da cultura pop. As frases daquele dia viraram bordões, como “Por onde anda a Leila Lopes?”, “Um beijo, Leila Lopes” e “Ela faleceu, Clau”. Se hoje a dupla trata o assunto com bom humor, a apresentadora não reagiu bem logo após o episódio.

“A Claudete ficou realmente desconcertada com o episódio. Até hoje sou lembrado como ‘o cara do vídeo da Leila Lopes’, me perguntam por onde ela anda, mandam beijos e imitam o ‘ela faleceu, Clau’. Não acho ruim, não. Nem tenho motivo para isso. Afinal, acabou servindo de referência para o meu trabalho também. Eu me divirto quando vejo as pessoas dublando as falas no TikTok. Aliás, salvei várias dublagens no meu celular. Algumas são muito boas”, diverte-se.

O jornalista Marcelo Bandeira Paulo PedronDivulgação

Bandeira revela que, após o término do programa, foi convidado com Claudete para criarem conteúdos para o YouTube e as redes sociais; contudo, o projeto não prosseguiu. Após ter deixado a Gazeta, o jornalista peregrinou por outras emissoras, como RedeTV! e Rede Vida. Atualmente, trabalha na rádio Capital e é colunista do portal iG.

Recebi algumas sondagens nesse meio-tempo, porém nada que fizesse os meus olhos brilharem: ou o cachê não compensava, ou a atração não tinha muito a ver comigo. Fui chamado para A Fazenda 8 (2015), na Record TV. Não rolou, mas só o fato de ter sido lembrado me deixou muito feliz. Amo o que faço e vibro toda vez que vejo uma nota minha no ranking das 10 notícias mais lidas do portal. Acho que, além do dinheiro, é o melhor feedback”, comemora.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade