Dez anos da farsa: Por que Edu Guedes chorou com Grávida de Taubaté na Record?

Apresentador caiu na história de falsa gestante no Hoje em Dia, em janeiro de 2012

Publicado em 11/01/2022 20:20
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Se a internet brasileira fosse um país, hoje certamente seria feriado. Além dos dez anos do meme da “Luiza, que está no Canadá”, outro marco das redes sociais aconteceu há exatamente uma década: a participação histórica da Grávida de Taubaté no programa Hoje em Dia. A falsa gestante de quadrigêmeos já estava famosa, mas foi na Record que ela levou sua mentira a outro patamar.

Antes de a coluna relembrar este episódio icônico da TV, é importante contextualizar. Na época, o jornalismo da Record era craque em produzir memes. A emissora acreditou no ET Bilu, em 2010, e na morte de Amin Khader, em 2011.

Apenas sete meses depois, a emissora explorava a história de uma mulher que esperava quatro filhos e não sabia como se sustentar. Na verdade, ela sabia: colocando uma barriga de plástico e desfilando pelas ruas de Taubaté como se estivesse grávida. Logo, Maria Verônica Aparecida Vieira atraiu jornalistas e programas de TV.

Em 11 de janeiro de 2012, ela topou falar sobre sua gravidez em rede nacional no Hoje em Dia. Foi a união perfeita da mulher com um drama para contar e um programa com vontade de ter audiência. Incrivelmente, mesmo após dezenas de aparições na internet e canais de TV locais, a falsa gestante conseguiu entrar na Record sem deixar qualquer dúvida sobre a veracidade daquela barriga cenográfica.

A famigerada celebridade de Taubaté, ao lado do marido, ganhou enxoval e fraldas dos patrocinadores do Hoje em Dia. E provocou a cena mais bizarra daquela manhã: o choro de Edu Guedes. Comovido com aqueles quatro bebês no barrigão de Maria Verônica, ele não conteve as lágrimas. Ponto para a grávida!

Na mesma semana, a farsa foi descoberta. Há dez anos, Maria Verônica é “celebrada” nas redes sociais pelos filhos que nunca teve. Enquanto isso, Edu Guedes ficou com fama de “trouxa”.

Em 2020, este colunista entrevistou Edu Guedes sobre outro assunto, mas claro que a menção à gestante de mentirinha não poderia ficar de fora. O apresentador, então, contou por que havia se emocionado tanto com a história inventada pela convidada do Hoje em Dia.

“Aquele dia da grávida, o que me comoveu? Pô, a mulher está grávida. Enganou todo mundo, mas ela falou que não ia ter o que comer. Quer pegar o meu coração? Fala isso”, justificou.

Edu Guedes encara a zoeira de forma mais leve hoje em dia (perdão pela referência inevitável ao programa da Record). No The Chef, sua atração na Band, ele recordou este momento eterno na história da televisão:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio