Cinco programas sobre Consciência Negra para você ver e compartilhar em vez do Morgan Freeman

Programas destacam importância da data da morte de Zumbi, símbolo da luta contra a escravidão

Publicado em 20/11/2021 13:40
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Todo dia 20 de novembro é aquela coisa: enquanto milhares de pessoas publicam fotos e vídeos exaltando o Dia da Consciência Negra, outros insistem em compartilhar uma frase distorcida de Morgan Freeman sobre a tal da “consciência humana”. Além de ser mentirosa e desrespeitosa com a data, a fala que viraliza anualmente nas redes sociais é covarde, pois quem posta usa uma personalidade negra para praticar racismo.

Para trazer um pouco de consciência a quem prefere manter seus privilégios e ignorar o assassinato do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695, a coluna reúne cinco conteúdos antirracistas exibidos na TV para você compartilhar ou indicar àquela pessoa fã da famigerada “consciência humana” de Morgan Freeman.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Falas Negras

Em seu segundo ano na programação da Globo, o especial Falas Negras contará, na noite deste sábado (20), histórias de cinco brasileiros que fizeram a diferença em suas comunidades por meio da força de trabalho: a professora Ana Fernandes, o produtor audiovisual Crystom Rodrigues, o pedreiro Geomar Rabelo, a médica Fátima Oladejo e a chef de cozinha Negralinda. A canção-tema do programa, Não Sou Teu Negro, será interpretada por Alcione e Caio Prado.

Áfricas do Brasil

O Band Notícias exibiu nesta semana a série especial Áfricas do Brasil, que evidencia o legado do povo negro na história do país. O especial com quatro episódios foi apresentado por Cynthia Martins, âncora do telejornal da Band, que viajou pelas regiões brasileiras ao lado da produtora Milena Teixeira, sua colega no podcast Pretoteca, da rádio BandNews FM. O editor Tom Menezes recebeu as quase 10 horas de gravação e assina a finalização do material.

Luiz Gama: O Advogado da Liberdade

Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, ganhou espaço em três emissoras na Semana da Consciência Negra. Foi tema de reportagem da série Áfricas do Brasil, da Band, e do filme Doutor Gama, que será exibido neste sábado no Supercine. Antes da sessão de filmes da Globo, às 23h, a TV Cultura exibirá o documentário Luiz Gama: O Advogado da Liberdade. Sob o comando da jornalista Maria Manso, com direção de Simão Scholz e produção e pauta de Eugênio Araújo, o especial contará a história do ex-escravo que se tornou advogado e herói da luta contra a escravidão do século 19.

Papo de Segunda com Preto Zezé

Um dos programas favoritos deste colunista, o Papo de Segunda, do GNT, discutiu nesta semana a saúde mental do negro com a presença de Preto Zezé, presidente da CUFA (Central Única das Favelas). Ele defendeu a naturalização do debate sobre o racismo para que não fique restrito apenas ao povo preto. Afinal, racismo é provocado pelos brancos.

Castelo Rá-Tim-Bum

Quando até uma criança sabe quem foi Zumbi e qual sua importância na luta contra a escravidão, é porque o pensamento racista não tem vez no Brasil. Em 1994, o Castelo Rá-Tim-Bum ensinou ao público infantil a história do líder do Quilombo dos Palmares, em uma cena lúdica com a bruxa Morgana (Rosi Campos) e a gralha Adelaide (Luciano Ottani).

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio