Chaves não faz 50 anos em 2021! Grupo Chespirito inventa data para comemorar aniversário

Pesquisa de fãs sugere estreia em março de 1972, e não 20 de junho de 1971

Publicado em 20/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Esta coluna ama Chaves. O autor desta coluna ama Chaves e, desde 2009, trabalha para preservar a história do “programa número 1 da televisão humorística”, como diz a abertura original da produção mexicana, exibida quase ininterruptamente no Brasil entre 24 de agosto de 1984 e 31 de julho de 2020. Por isso, no primeiro texto da coluna sobre a série, é preciso restabelecer a verdade. Se você ler por aí que Chaves completa 50 anos neste domingo (20), saiba que é mentira.

Por alguma razão não explicada, o Grupo Chespirito adotou 20 de junho de 1971 como data da estreia de Chaves na televisão. A organização é dirigida por Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador do humorístico e mundialmente conhecido como Chespirito (“pequeno Shakespeare”).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Todos os anos anualmente” (como diria Seu Madruga), o Grupo Chespirito comemora o aniversário de Chaves em 20 de junho nas redes sociais. Em 2016, nos supostos 45 anos da estreia, até o Google participou da festa e reformulou sua página inicial. Neste domingo, não foi diferente. Entretanto, fãs que realmente pesquisam sobre a série não engoliram o surgimento de uma data até então desconhecida e sem comprovação histórica.

Entre os milhões de fãs espalhados pelos 90 países onde Chaves foi ao ar, vale destacar dois brasileiros. Cassio Ferreira, que representou o país no especial América Celebra a Chespirito (produzido pela rede Televisa em 2012 para homenagear Bolaños), procurou informações em guias de programação publicadas em revistas mexicanas da década de 1970 e descobriu dados que ajudaram a montar o “quebra-cabeças” da história da série, como a ordem de exibição e até episódios que simplesmente desapareceram.

Antonio Felipe Purcino administra o Fórum Chaves, comunidade mais influente de fãs dos humorísticos criados por Bolaños. Com a ajuda de moderadores, promove debates, produz conteúdos e presta consultoria em projetos de destaque nacional, como o premiado musical realizado em 2019. A página tornou-se uma fonte confiável de informação sobre os programas, sendo a primeira certificada pelo Grupo Chespirito na América do Sul, em 2015.

Em entrevista a Purcino, o próprio filho de Bolaños admitiu não ter certeza sobre a data que ele próprio determinou como aniversário de estreia de Chaves: “É impossível até hoje verificar a verdadeira data. Meu pai se recordava, ele dizia que foi em idos de 1971. É muito provável que não foi com o nome El Chavo del Ocho. Com o título, foi em 1972, mas o personagem, a esquete, tudo parece indicar que foi em junho de 1971, mas sinceramente é uma incógnita, não temos certeza histórica deste momento”.

Mas, afinal, o que se sabe sobre a estreia de Chaves? E por que com certeza não foi em 20 de junho de 1971? Baseado nas pesquisas dos fãs brasileiros, o Fórum Chaves esmiuçou as origens de Chaves em um longo e detalhado fio no Twitter (leia abaixo).

Em resumo: Chaves só existiu porque Rubén Aguirre (1934-2016), intérprete do Professor Girafales, deixou o elenco de Chespirito em 1972. Para substituir o quadro em que contracenava com ele (Los Chifladitos), desenvolveu uma esquete com um vendedor de balões e um garoto sem nome, chamado apenas de “moleque” (“chavo”, em espanhol).

As principais evidências sugerem a data mais provável da estreia de Chaves como sendo março de 1972, ainda sem um dia exato. Enquanto o Grupo Chespirito inventa um aniversário qualquer, os fãs continuam se dedicando para contar a verdadeira história do “programa número 1 da televisão humorística”, mesmo fora do ar há quase um ano.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio