Fake news

Chaves não faz 50 anos em 2021! Grupo Chespirito inventa data para comemorar aniversário

Pesquisa de fãs sugere estreia em março de 1972, e não 20 de junho de 1971

Publicado em 20/06/2021

Esta coluna ama Chaves. O autor desta coluna ama Chaves e, desde 2009, trabalha para preservar a história do “programa número 1 da televisão humorística”, como diz a abertura original da produção mexicana, exibida quase ininterruptamente no Brasil entre 24 de agosto de 1984 e 31 de julho de 2020. Por isso, no primeiro texto da coluna sobre a série, é preciso restabelecer a verdade. Se você ler por aí que Chaves completa 50 anos neste domingo (20), saiba que é mentira.

Por alguma razão não explicada, o Grupo Chespirito adotou 20 de junho de 1971 como data da estreia de Chaves na televisão. A organização é dirigida por Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador do humorístico e mundialmente conhecido como Chespirito (“pequeno Shakespeare”).

“Todos os anos anualmente” (como diria Seu Madruga), o Grupo Chespirito comemora o aniversário de Chaves em 20 de junho nas redes sociais. Em 2016, nos supostos 45 anos da estreia, até o Google participou da festa e reformulou sua página inicial. Neste domingo, não foi diferente. Entretanto, fãs que realmente pesquisam sobre a série não engoliram o surgimento de uma data até então desconhecida e sem comprovação histórica.

Entre os milhões de fãs espalhados pelos 90 países onde Chaves foi ao ar, vale destacar dois brasileiros. Cassio Ferreira, que representou o país no especial América Celebra a Chespirito (produzido pela rede Televisa em 2012 para homenagear Bolaños), procurou informações em guias de programação publicadas em revistas mexicanas da década de 1970 e descobriu dados que ajudaram a montar o “quebra-cabeças” da história da série, como a ordem de exibição e até episódios que simplesmente desapareceram.

Antonio Felipe Purcino administra o Fórum Chaves, comunidade mais influente de fãs dos humorísticos criados por Bolaños. Com a ajuda de moderadores, promove debates, produz conteúdos e presta consultoria em projetos de destaque nacional, como o premiado musical realizado em 2019. A página tornou-se uma fonte confiável de informação sobre os programas, sendo a primeira certificada pelo Grupo Chespirito na América do Sul, em 2015.

Em entrevista a Purcino, o próprio filho de Bolaños admitiu não ter certeza sobre a data que ele próprio determinou como aniversário de estreia de Chaves: “É impossível até hoje verificar a verdadeira data. Meu pai se recordava, ele dizia que foi em idos de 1971. É muito provável que não foi com o nome El Chavo del Ocho. Com o título, foi em 1972, mas o personagem, a esquete, tudo parece indicar que foi em junho de 1971, mas sinceramente é uma incógnita, não temos certeza histórica deste momento”.

Mas, afinal, o que se sabe sobre a estreia de Chaves? E por que com certeza não foi em 20 de junho de 1971? Baseado nas pesquisas dos fãs brasileiros, o Fórum Chaves esmiuçou as origens de Chaves em um longo e detalhado fio no Twitter (leia abaixo).

Em resumo: Chaves só existiu porque Rubén Aguirre (1934-2016), intérprete do Professor Girafales, deixou o elenco de Chespirito em 1972. Para substituir o quadro em que contracenava com ele (Los Chifladitos), desenvolveu uma esquete com um vendedor de balões e um garoto sem nome, chamado apenas de “moleque” (“chavo”, em espanhol).

As principais evidências sugerem a data mais provável da estreia de Chaves como sendo março de 1972, ainda sem um dia exato. Enquanto o Grupo Chespirito inventa um aniversário qualquer, os fãs continuam se dedicando para contar a verdadeira história do “programa número 1 da televisão humorística”, mesmo fora do ar há quase um ano.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade