Cantor de Rei do Gado apoia Bolsonaro e participa de ato antidemocrático de 7 de Setembro

Tema de abertura de novela da Globo virou meme contra bolsonaristas

Publicado em 7/9/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Rei do Gado, uma das maiores audiências do horário nobre da TV nos anos 90, tornou-se inesquecível também pela sua trilha sonora. O tema de abertura, produzido exclusivamente para a novela da Globo, é lembrado até hoje por embalar o giro dourado de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) montado em seu cavalo. Os autores da música formaram o grupo Orquestra da Terra e lançaram um álbum com a canção icônica.

Vinte e cinco anos após seu lançamento, o tema de abertura de O Rei do Gado continua atual, mas por um motivo menos nobre e menos feliz. A música virou meme dos apoiadores de Jair Bolsonaro, carinhosamente apelidados de “gado” por obedecerem a cada ordem do presidente (o “rei do gado”). Se ele mente que a urna eletrônica não é segura, seus eleitores acreditam e pedem voto impresso. Se diz que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem cair, seus apoiadores xingam e até ameaçam os magistrados.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Foi o que aconteceu nesta terça-feira (7). O presidente aproveitou o feriado de Independência para reunir o maior número de apoiadores em Brasília, São Paulo e outras capitais e mostrar que ainda tem apoio popular, embora seu índice de reprovação tenha batido recorde na pesquisa mais recente do instituto Datafolha, em julho deste ano: 51%.

Além de promover aglomeração em plena pandemia de coronavírus, o presidente inflamou seus eleitores a pedirem a destituição do STF e do Congresso Nacional, além da esdrúxula “intervenção militar com Bolsonaro no poder”. Todas estas reivindicações violam a democracia e a Constituição Federal.

Mesmo desobedecendo a lei, Bolsonaro conseguiu reunir alguns milhares de manifestantes, incluindo um que nos faz voltar ao início deste texto. Nil Bernardes, cantor e compositor da abertura de O Rei do Gado, participou do ato a favor do presidente na avenida Paulista, onde se concentrou o maior reban… digo, público no Brasil (125 mil pessoas, segundo a Polícia Militar)

O artista, que já integrou a Banda do Domingão do Faustão, tem no currículo trilhas de animações japonesas como Pokémon e um Grammy Latino de 2004 pela produção do CD de Zezé Di Camargo & Luciano. Atualmente, trabalha também como locutor esportivo.

A foto do artista que ilustra este texto não é do ato desta terça-feira (a imagem é do protesto de 13 de março de 2016, contra a então presidente Dilma Rousseff, destituída no mês seguinte). Em seu perfil no Instagram, o cantor publicou um registro da manifestação de 7 de Setembro, que, segundo ele, foi “ordeira”.

A vida imita a arte. Neste caso, imita o meme.

Nil Bernardes apoia ato antidemocrático a favor de Jair Bolsonaro (Reprodução/Instagram)

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio