Piada pronta

Cantor de Rei do Gado apoia Bolsonaro e participa de ato antidemocrático de 7 de Setembro

Tema de abertura de novela da Globo virou meme contra bolsonaristas

Publicado em 07/09/2021

O Rei do Gado, uma das maiores audiências do horário nobre da TV nos anos 90, tornou-se inesquecível também pela sua trilha sonora. O tema de abertura, produzido exclusivamente para a novela da Globo, é lembrado até hoje por embalar o giro dourado de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) montado em seu cavalo. Os autores da música formaram o grupo Orquestra da Terra e lançaram um álbum com a canção icônica.

Vinte e cinco anos após seu lançamento, o tema de abertura de O Rei do Gado continua atual, mas por um motivo menos nobre e menos feliz. A música virou meme dos apoiadores de Jair Bolsonaro, carinhosamente apelidados de “gado” por obedecerem a cada ordem do presidente (o “rei do gado”). Se ele mente que a urna eletrônica não é segura, seus eleitores acreditam e pedem voto impresso. Se diz que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem cair, seus apoiadores xingam e até ameaçam os magistrados.

Foi o que aconteceu nesta terça-feira (7). O presidente aproveitou o feriado de Independência para reunir o maior número de apoiadores em Brasília, São Paulo e outras capitais e mostrar que ainda tem apoio popular, embora seu índice de reprovação tenha batido recorde na pesquisa mais recente do instituto Datafolha, em julho deste ano: 51%.

Além de promover aglomeração em plena pandemia de coronavírus, o presidente inflamou seus eleitores a pedirem a destituição do STF e do Congresso Nacional, além da esdrúxula “intervenção militar com Bolsonaro no poder”. Todas estas reivindicações violam a democracia e a Constituição Federal.

Mesmo desobedecendo a lei, Bolsonaro conseguiu reunir alguns milhares de manifestantes, incluindo um que nos faz voltar ao início deste texto. Nil Bernardes, cantor e compositor da abertura de O Rei do Gado, participou do ato a favor do presidente na avenida Paulista, onde se concentrou o maior reban… digo, público no Brasil: 125 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, apenas 6% do esperado pelos bolsonaristas (queriam 2 milhões).

O artista, que já integrou a Banda do Domingão do Faustão, tem no currículo trilhas de animações japonesas como Pokémon e um Grammy Latino de 2004 pela produção do CD de Zezé Di Camargo & Luciano. Atualmente, trabalha também como locutor esportivo.

A foto do artista que ilustra este texto não é do ato desta terça-feira (a imagem é do protesto de 13 de março de 2016, contra a então presidente Dilma Rousseff, destituída no mês seguinte). Em seu perfil no Instagram, o cantor publicou um registro da manifestação de 7 de Setembro, que, segundo ele, foi “ordeira”.

A vida imita a arte. Neste caso, imita o meme.

Nil Bernardes apoia ato antidemocrático a favor de Jair Bolsonaro ReproduçãoInstagram

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade