Ao vivo

Bolsonarista ataca repórter e grita “Globo lixo” após governo elevar verba para canal “inimigo”

Homem invadiu link do SP1 nesta segunda-feira (4); Planalto aumentou gastos com publicidade na emissora

Publicado em 04/07/2022

Um homem atrapalhou o repórter Filipe Gonçalves, da Globo, durante o telejornal local SP1, nesta segunda-feira (4). Em sua primeira aparição no noticioso, o jornalista informava sobre a redução do preço do gás de cozinha e foi surpreendido por um rapaz que invadiu a transmissão e gritou “Globo lixo”, xingamento repetido à exaustão pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

“Você vê aí a educação do povo, Sabina”, desabafou o repórter antes de ser tirado do ar. “Não tem problema, Filipe, vamos seguindo”, consolou Sabina Simonato, apresentadora do telejornal.

Ataques de bolsonaristas contra jornalistas da Globo são recorrentes, já que o presidente inflama seus apoiadores tratando a emissora como “inimiga”. A diferença da manifestação desta segunda é que ocorreu após a revelação de que o governo federal, visando a reeleição, aumentou em 75% os gastos com publicidade no canal líder de audiência.

Segundo reportagem publicada pelo portal UOL (do qual o site onde esta coluna está hospedada é parceiro), de 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, a Globo recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Em 2022, no mesmo período, os gastos somaram R$ 11,4 milhões, segundo dados da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.

Assista ao trecho do SP1 com o ataque ao repórter Filipe Gonçalves:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.