Análise

BBB 22: Sofá vai eliminar Jade Picon pelos motivos que o Twitter quer salvá-la

"Empoderado" por Boninho, público de rede social se perde ao tentar proteger "entretenimento"

Publicado em 07/03/2022

Jade Picon enfrentará pela primeira vez uma alta rejeição desde o início do BBB 22. Participante mais popular nas redes sociais (saltou de 13 milhões de fãs no Instagram para 18 milhões durante o confinamento), é considerada vilã por boa parte do público que vota baseado em valores éticos e na boa índole. Em contrapartida, outra parcela torce por ela justamente por ser arrogante e soberba. É importante analisar estas duas audiências que movem o reality show da Globo, para o bem ou para o mal, e irão se colidir no paredão contra Arthur Aguiar e Jessilane.

Esta coluna já escreveu sobre isso e reforça: o Big Brother Brasil tem audiências distintas, e pelo menos três são evidentes: os fãs-clubes (que votam sem parar no seu ídolo), o sofá (que se importa com o lado humano dos brothers) e o Twitter (que desumaniza os participantes em nome do entretenimento).

LEIA MAIS TEXTOS DESTE COLUNISTA

Cansada de esperar promoção, repórter da Record muda de estado para ser apresentadora
Para Luciano Huck, programa de Rodrigo Faro é “morno” e Eliana é vista por pobres
Irmão de Faro diz que Domingão com Huck foi arrogante ao menosprezar concorrência

Nesta edição modorrenta, apelidada de “BBB do amor”, os “defensores do entretenimento” ganharam força nas redes sociais. Este público une formadores de opinião, jornalistas, influenciadores e personagens de portais que insistem em se divertir “às custas” dos competidores, sempre em tom de sarcasmo e deboche. Em resumo: para eles, o BBB só vale a pena se houver “rinha” de emoções, exploração do sofrimento ou incentivo ao ódio entre os competidores.

Este público, que se comporta como diretores de TV, tem a consideração e o aval de Boninho. Com dinâmicas selvagens e terror psicológico, o chefão do BBB transformou a atual temporada do reality no que o Twitter quer. Provocou o ódio que gerou a expulsão de Maria por agressão e ativou gatilhos emocionais em Tiago Abravanel, ícone do “BBB do amor”, forçando sua desistência (mas o Twitter controlou a narrativa de que o neto de Silvio Santos foi covarde e “estragou” o reality)

“Empoderados” por Boninho, os “defensores do entretenimento” não se importam com quem vai ganhar o prêmio de R$ 1,5 milhão, desde que tenham um motivo diário para assistir ao programa, e, por pensarem como diretores, se colocam intelectualmente acima de outro público fundamental para o programa: o do sofá. Esta audiência se identifica com os participantes, avalia o comportamento deles no confinamento e não perdoa deslizes de quem estiver no paredão. É o sofá que movimenta o jogo a partir da votação.

Neste ponto da análise, chegou a hora de voltar a falar de Jade Picon. O sofá já decidiu estar do lado de Arthur Aguiar, que voltou de três paredões e é um dos favoritos da competição. Disposto a limpar sua imagem após trair a mulher, a ex-BBB Maíra Cardi, expandiu sua torcida para além dos fãs adolescentes. Do lado oposto, está Jade Picon, influenciadora milionária que tenta a qualquer custo eliminar o ator. Esta caçada é a principal trama da atual edição do reality.

O sofá enxerga em Jade vários defeitos de personalidade e péssimos comportamentos no jogo. Já foi chamada de soberba, arrogante e convencida, além de insistir na perseguição a Arthur, o queridinho do público. A gota d’água foi anunciar a doação do prêmio do BBB para cinco instituições filantrópicas, caso vença o programa. Ora, se é tão rica, por que não doou antes? A vilã não convenceu com o aparente “bom-mocismo” e deverá ser eliminada com recorde de rejeição da temporada.

O Twitter, tão soberbo e arrogante quanto Jade, teme pelo “fim” do Big Brother se o duelo entre Jade e Arthur terminar em razão da saída da influenciadora e já começou a analisar em seus canais de comunicação os possíveis riscos ao programa caso esta trama desapareça. O público que movimenta de verdade o BBB não está nem aí para “tramas”. Ele acompanha o reality como espectador, não como diretor, e participa votando. Ponto para o sofá.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

As informações e opiniões expressas nesta crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade