Baile de Favela, funk de Rebeca Andrade na Olimpíada, só toca na TV com censura

MC João lançou música "proibidona" em 2015, mas na televisão canta apenas a versão "light"

Publicado em 29/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Rebeca Andrade, primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos, apresentou ao mundo o Baile de Favela, sucesso no Brasil desde 2015. Com esta música, MC João se apresentou nos programas de Faustão, Fátima Bernardes e Xuxa Meneghel, entre outros. A letra que o funkeiro canta na TV, entretanto, é completamente diferente do que explode nos alto-falantes dos “fluxos” da periferia.

Para estrear na televisão, MC João precisou alterar a música, que originalmente tem frases explícitas sobre sexo. “Vai ter que mostrar seu talento” e “tudo pra dançar com ela”, por exemplo, substituíram os versos com a palavra “xota”, repetida constantemente pelo funkeiro.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em março de 2016, a apresentadora do Encontro explicou a quem estava acostumado ao funk “proibidão” de MC João que a letra só pode ir ao ar na TV sem os palavrões: “Sou obrigada a dizer para quem ouviu que o MC João fez uma versão light para ser possível apresentar na televisão, porque do jeito que estava não ia dar”.

Com a versão “light”, MC João já cantou no Domingão e no Encontro, na Globo; Legendários, Xuxa Meneghel e e Programa do Porchat, na Record; The Noite e Programa Raul Gil, no SBT; e no Pânico na Band.

Apesar da “censura”, MC João nunca se incomodou em levar à TV outra versão de seu hit, como respondeu para Fátima Bernardes no Encontro: “Eu sempre cantei normal, como a gente fala, light, e dessa vez surgiu a oportunidade de fazer uma brincadeira no estúdio, quando estava fazendo nada, fiz para tocar na zona norte de São Paulo e hoje está em todo o Brasil“.

O funk “proibidão”, contudo, é o que viralizou. O clipe ultrapassou 230 milhões de visualizações no YouTube e conquistou ainda mais acessos depois que Rebeca Andrade se apresentou no solo da ginástica artística em Tóquio com uma versão exclusiva de Baile de Favela. Em sua performance nesta quinta-feira (29), levantou a plateia do ginásio (formada somente pelas delegações em função da pandemia), que aplaudiu o funk da competidora brasileira. MC João comemorou a conquista de Rebeca em sua rede social.

O “Baile de Rebeca” voltará aos Jogos na final do solo, na próxima segunda. A música ganhou um toque clássico com a introdução de Tocata e Fuga, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Curiosamente, quem uniu o erudito e o “proibidão” foi um produtor musical gospel, o tecladista Misa Jr, que publicou em seu Instagram a versão completa da trilha da medalhista de prata. Ouça:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio