Jogos Olímpicos

Baile de Favela, funk de Rebeca Andrade na Olimpíada, só toca na TV com censura

MC João lançou música "proibidona" em 2015, mas na televisão canta apenas a versão "light"

Publicado em 29/07/2021

Rebeca Andrade, primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos, apresentou ao mundo o Baile de Favela, sucesso no Brasil desde 2015. Com esta música, MC João se apresentou nos programas de Faustão, Fátima Bernardes e Xuxa Meneghel, entre outros. A letra que o funkeiro canta na TV, entretanto, é completamente diferente do que explode nos alto-falantes dos “fluxos” da periferia.

Para estrear na televisão, MC João precisou alterar a música, que originalmente tem frases explícitas sobre sexo. “Vai ter que mostrar seu talento” e “tudo pra dançar com ela”, por exemplo, substituíram os versos com a palavra “xota”, repetida constantemente pelo funkeiro.

Em março de 2016, a apresentadora do Encontro explicou a quem estava acostumado ao funk “proibidão” de MC João que a letra só pode ir ao ar na TV sem os palavrões: “Sou obrigada a dizer para quem ouviu que o MC João fez uma versão light para ser possível apresentar na televisão, porque do jeito que estava não ia dar”.

Com a versão “light”, MC João já cantou no Domingão e no Encontro, na Globo; Legendários, Xuxa Meneghel e e Programa do Porchat, na Record; The Noite e Programa Raul Gil, no SBT; e no Pânico na Band.

Apesar da “censura”, MC João nunca se incomodou em levar à TV outra versão de seu hit, como respondeu para Fátima Bernardes no Encontro: “Eu sempre cantei normal, como a gente fala, light, e dessa vez surgiu a oportunidade de fazer uma brincadeira no estúdio, quando estava fazendo nada, fiz para tocar na zona norte de São Paulo e hoje está em todo o Brasil“.

O funk “proibidão”, contudo, é o que viralizou. O clipe ultrapassou 230 milhões de visualizações no YouTube e conquistou ainda mais acessos depois que Rebeca Andrade se apresentou no solo da ginástica artística em Tóquio com uma versão exclusiva de Baile de Favela. Em sua performance nesta quinta-feira (29), levantou a plateia do ginásio (formada somente pelas delegações em função da pandemia), que aplaudiu o funk da competidora brasileira. MC João comemorou a conquista de Rebeca em sua rede social.

O “Baile de Rebeca” voltará aos Jogos na final do solo, na próxima segunda. A música ganhou um toque clássico com a introdução de Tocata e Fuga, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Curiosamente, quem uniu o erudito e o “proibidão” foi um produtor musical gospel, o tecladista Misa Jr, que publicou em seu Instagram a versão completa da trilha da medalhista de prata. Ouça:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade