Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Exclusivo

Atriz influencer, Caro Marafiga atinge milhões com poesias e defende Jade Picon em novela da Globo

Artista segue caminho inverso de ex-BBB e viraliza nas redes sociais após trabalhos no teatro e na TV; leia entrevista

Publicado em 21/06/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Após muitas especulações, finalmente a Globo anunciou Jade Picon na próxima novela das nove, Travessia. Sem alarde, a ex-participante do BBB 22 posou ao lado do elenco da trama substituta de Pantanal, prevista para estrear em outubro. Criticada antes mesmo da estreia, a influenciadora digital dará certo como atriz? A coluna pediu a opinião de uma artista que trilhou o caminho inverso: Caro Marafiga, atriz que viralizou nas redes sociais declamando poesias.

Formada em Cinema na Universidade Anhembi Morumbi e em atuação na Escola de Atores Wolf Maya, Carolina coleciona experiências no teatro e em séries para o streaming, como Velhas Amigas (Amazon Prime Video) e No Mundo de Luna (HBO Max), prevista para o segundo semestre deste ano.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O sucesso, entretanto, veio a partir das redes sociais. Durante a pandemia, a atriz “baiúcha” (gaúcha criada na Bahia) de 31 anos passou a declamar poesias e textos, muitos de autoria própria, e viu seu número de seguidores se multiplicar. Atualmente, são mais de 2 milhões de fãs no Instagram e TikTok e vídeos que ultrapassam 11 milhões de visualizações (além dos conteúdos “roubados” por outras páginas, sem créditos).

Em entrevista exclusiva à coluna, Carolina ainda se mostra surpresa com o alcance de suas publicações e conta ter se tornado produtora de conteúdo na internet por acaso e necessidade. Seu foco, pondera, ainda é a atuação.

“Quando alguém me fala que veio pelos vídeos de poemas mas ficou pela minha personalidade nos stories eu fico super feliz, porque é esse meu objetivo. Eles gostam muito de ver meu dia a dia, uma coisa que eu ainda não me acostumei ainda, mas tento (risos), que é ligar a câmera e simplesmente começar a falar, o que eu estou fazendo, o que vou fazer, comer, vestir, essas coisas. Eu me tornei influenciadora por força da vida, porque foi preciso. Fazer conteúdo para internet me salvou e me deu a oportunidade de poder mostrar meu trabalho como atriz, de fazer um nome, de ser reconhecida. E eu sou muito grata! Mas me sinto mais atriz do que influenciadora por dois motivos: ser atriz é o que eu almejo pra vida e já sou atriz há algum tempo, então já faz parte de mim. Acho que todos temos pontos fixos em nossas vidas e os pontos maleáveis. Podemos ser mais de uma coisa e ao mesmo tempo. E eu ainda estou dando passinhos pequenos na internet, preciso de mais um pouco de estrada pra poder conectar firmemente a influenciadora e a Carolina”, explica.

Marafiga, que está nas duas pontas do debate, não acredita que influenciadores estejam “roubando” o lugar de atores profissionais no setor audiovisual. Em contrapartida, a atriz surgiu no teatro independente, conhece todos os perrengues do meio e já pensou em desistir da carreira. Por isso, defende um reconhecimento igual para seus colegas de profissão.

“Conheço pessoas talentosíssimas que não têm visibilidade. Meu caminho foi estudar, me profissionalizar, fazer peça para seis pessoas em um teatro que cabem 80, fazer teatro infantil e temporada por R$ 30. Quem conquista o público primeiro na internet e depois vai para televisão teve outros tipos de oportunidade, e está tudo bem. Cada um agarra a oportunidade que tem. Mas acho que precisa-se ter um olhar mais carinhoso para atores que não têm público na internet, que estão na cena teatral brasileira, que querem desistir todo dia e que levantam tentando porque eles acreditam na arte. Todo mundo está tentando e pouco se olha para o artista desconhecido”, critica.

Elenco de Travessia, a próxima novela das nove da Globo

Experiente na dramaturgia, Carolina aproveita para aconselhar Jade Picon caso queira seguir a carreira artística também fora da internet. A atriz apoia a escalação da influenciadora para Travessia e elogia características que podem ajudá-la em sua primeira novela.

“Não conheço a Jade pessoalmente. Acho um ótimo exemplo de jovem que tem o espaço dela muito bem firmado nesse mundo atual hiperconectado em que vivemos. Ela faz o trabalho dela muito bem! A ideia de ser atriz parte desse ponto em que ela está no auge, acabou de sair de um programa com muita visibilidade, o público dela é super ativo. Ela é muito desinibida, sabe falar bem, se posicionar para a câmera. Se ela se comprometer com a arte, estudar, se dedicar, pode haver esse futuro no caminho dela, sim. E acho a Jade bastante disciplinada e focada, se ela tiver essa disciplina e foco para estudar, deve se sair bem!”, recomenda Caro Marafiga.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....