Atacada por fake news, Íris Abravanel nega ter furado fila da vacina: “Tenho 72 anos”

Mulher de Silvio Santos foi vítima de ataques por informação mentirosa sobre idade

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Íris Abravanel, mulher de Silvio Santos e autora de novelas, recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus e sofreu ataques na internet por ter supostamente “furado” a fila da imunização, que desde a última sexta-feira (19) passou a atender idosos a partir de 72 anos. As críticas se basearam na idade da primeira-dama do SBT encontrada na internet. A informação, entretanto, é falsa.

Seguidores das filhas de Silvio e portais de notícias publicaram, sem checar, a data de nascimento mentirosa disponível na Wikipedia, página colaborativa que pode ser escrita por qualquer pessoa). A coluna apurou a idade correta com a própria Íris, que levou na esportiva a fake news.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Tenho 72 anos. Nasci em 26 de julho de 1948. Estou muito feliz por ser considerada mais jovem! Com certeza sou renovada a cada dia por Jesus!”, disse Íris com exclusividade à coluna.

Documento de Íris Abravanel com sua idade verdadeira (Divulga’ção/SBT)

Procurada pela coluna, a assessoria do SBT enviou um documento oficial de Íris Abravanel (sua carteira de habilitação) para provar a idade verdadeira. A emissora também preparou uma nota de esclarecimento para enviar à imprensa.

“A assessoria de comunicação esclarece que, em decorrência de informações equivocadas, disseminadas em redes sociais e portais de notícias a respeito da escritora e autora de novelas Iris Abravanel ter ‘furado a fila’ da vacinação, enviamos em anexo uma foto original de sua carta de motorista, que comprova que Iris nasceu em 26 de julho de 1948, tendo portanto, 72 anos, estando apta a tomar a vacina imunizante à Covid-19”, explicou o SBT, em comunicado.

Diferentemente da mãe, a filha “número 3” de Silvio, Daniela Beyruti, se incomodou com as críticas à vacinação e desabafou em sua rede social um dia depois de publicar a primeira foto de Íris sendo vacinada. Ela também recebeu críticas de seguidores que a confundiram com a mãe na postagem.

“A gente não tentou furar fila, não tentou dar jeitinho nenhum. Cuidado antes de julgar e sair falando. Fale com propriedade, com aquilo que está realmente acontecendo. Estamos vivendo um momento muito confuso para as pessoas montarem em cima com maldade. Depois que vi o que saiu da minha mãe. achei um absurdo”, declarou Daniela, que é a primogênita do casamento de Íris e Silvio.

Em seguida, mandou um recado à imprensa: “Jornalistas, vocês são um canal de informação. Quando vocês forem escrever uma matéria, saiba que estão influenciando tantas pessoas. Façam a coisa certa nesse tempo. Eu sei que cada um tem a sua opinião pessoal quanto à política, com o que está acontecendo, mas quando for dar a matéria para as pessoas pense que você está sendo um instrumento, um canal, e muitas pessoas estão vendo, escutando ou lendo o que você escreve, fala, grava, reporta como verdade. É muita responsabilidade”.

Silvio Santos recebeu as duas doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em 10 de fevereiro e 10 de março, respectivamente.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio