TokuTour

Após pandemia, cantor Ricardo Cruz relança excursão ao Japão com ator de Jaspion

Artista brasileiro levará fãs a pontos icônicos de filmagens de tokusatsu; saiba como participar

Publicado em 19/06/2023

Nos 115 anos da imigração japonesa ao Brasil, brasileiros poderão fazer o caminho inverso e conhecer o Japão por meio de séries como Jaspion, Ultraman e Kamen Rider, sucessos na nossa TV há seis décadas. O cantor brasileiro Ricardo Cruz, apaixonado por cultura pop nipônica, relançou a TokuTour, excursão voltada para outros fãs dispostos a conhecer locações icônicas das filmagens das produções japonesas.

A TokuTour (referência ao tokusatsu, formato das séries com efeitos especiais) havia sido anunciada em janeiro de 2020 e divulgada por este colunista no portal UOL. Entretanto, a pandemia de coronavírus suspendeu a excursão. Na época, Ricardo Cruz tinha se inspirado em sua própria viagem à pedreira, onde foram filmadas cenas de ação, ao lado do ator Hiroshi Watari (Sharivan, Spielvan e Boomerman em Jaspion).

Uma nova visita ao país asiático, há poucas semanas, reanimou o cantor a seguir com o projeto, também acompanhado da lenda das produções nipônicas, e com melhorias. Agora, os fãs poderão quitar a TokuTour após a viagem (antes era preciso pagar todas as parcelas até o embarque). Cruz promete surpresas aos fãs que embarcarem com ele rumo ao Japão, em dezembro deste ano.

“Firmamos parceria com a agência A Grande Rota, especializada em turismo de cultura pop japonesa, que irá oferecer um parcelamento mais fácil ao público, não importando o prazo. Watari continua presente, fará uma participação especial e estará na pedreira. O pacote inclui montanhas, minas e cavernas, além de cenários urbanos onde foram filmados Jaspion, Maskman, Kamen Rider Black e outras séries que quem nasceu ou cresceu nos anos 80 ama”, antecipa o artista brasileiro à coluna.

Com Ricardo Cruz, que mantém carreira musical dupla no Japão e no Brasil, os fãs de tokusatsu também conhecerão lojas de itens colecionáveis e até um “bar dos monstros” repleto de vilões desde a decoração até os pratos.

Especialista em cultura pop japonesa, Ricardo Cruz já morou em Tóquio e ajudou a fomentar a escassa oferta de produtos aos fãs brasileiros de animes, mangás e tokusatsu. Ele atuou na criação do Anime Friends, principal evento do gênero no país e precursor dos megafestivais, que completa 20 anos em 2023. O cantor também é o único ocidental do supergrupo JAM Project, formado por artistas asiáticos.

Além da TokuTour, que tem previsão para ocorrer anualmente, Ricardo Cruz, trabalha em um “livro definitivo” de Jaspion, com dados e fichas técnicas de cada personagem e episódio, além de imagens inéditas do herói japonês mais famoso da TV brasileira, lançado pela extinta Manchete em 1988.

Em maio, o cantor de 41 anos lançou seu clipe mais recente, Cosmic Stravaganza, em que aparece como alienígena e contracena com vilões japoneses em um cabaré: “Meu EP fala sobre invasão especial, trama recorrente de tokusastu, e uso como base para abordar temas como sentir-se diferente e fugir para ‘inferninhos’ para se sentir aceito”, explica. Assista abaixo:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade