Exclusivo

Andressa Urach é punida por disfarçar anúncio de produto para emagrecer

Ex-Fazenda diz que perdeu peso "sem sofrimento"; Conar determina exclusão imediata de publicação

Publicado em 06/08/2021

Andressa Urach foi punida por ter disfarçado uma propaganda no Instagram e terá que excluir a publicação imediatamente. A ex-vice Miss Bumbum 2012, ex-Fazenda e ex-devota da Igreja Universal do Reino de Deus divulgou um produto para emagrecer sem especificar que era um anúncio e ainda escreveu que ela e o marido perderam peso “sem precisar ir à academia”.

A advertência à influenciadora foi votada por unanimidade por 16 representantes do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), em reunião definida na última quinta-feira (5). Após receber denúncias sobre o anúncio, o órgão determinou que Urach deve remover a publicação, mesmo cabendo recurso.

Procurada pela coluna, a assessoria de Andressa Urach informou que a influenciadora irá remover a publicidade: “Ela não tem conhecimento sobre a decisão do Conar, mas já confirmou que assim que receber a notificação sobre o caso seguirá todos os protocolos de exclusão da postagem”.

A coluna também consultou o Conar para entender o que motivou a punição a Andressa Urach. Segundo o órgão, ao disfarçar a propaganda no meio de outras postagens, a influenciadora pode confundir o consumidor. Em nenhum conteúdo havia a menção de ser uma peça publicitária.

Em uma postagem de 19 de abril, Urach diz que o produto faz emagrecer “sem passar fome ou dieta maluca, sem precisar ir na academia”. No dia 27 de maio, a influenciadora publicou outro anúncio velado, chamando-o de “reeducador alimentar”. Ela promete que o material “faz você perder a fome totalmente”.

“Você acaba emagrecendo sem sofrimento!”, escreve a ex-Fazenda. No mesmo texto, Urach cita um exemplo pessoal como consumidora e divulga um cupom de desconto: “Meu marido perdeu 7kg em um mês, sem precisar ir na academia e eu já emagreci 2kg nas últimas semanas!”.

“Ela divulga a associação do consumo do produto como auxílio do emagrecimento sem demandar outros esforços, e cita também combate a ansiedade, eliminação de toxinas, inibição de apetite e aumento da imunidade, dentre outras. Esse tipo de alegação em uma peça publicitária não é proibida pelo Conar, mas só pode ser feita se o produto tiver uma demonstração científica de que há essas propriedades”, informa o órgão à coluna.

A Beauty Shape Brazil, fabricante do produto, foi procurada, porém não atendeu às ligações da coluna. A reportagem será atualizada assim que a empresa se manifestar sobre a punição contra Andressa Urach.

Andressa Urach disfarça publicidade no Instagram ReproduçãoInstagram
Andressa Urach disfarça publicidade no Instagram ReproduçãoInstagram

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade