Papo de Saúde

Especialista fala sobre a alimentação de Bárbara no BBB 22: “O confinamento pode potencializar um sintoma emocional”

A psicóloga explicou de que maneira os colegas da modelo podem lidar com a situação

Publicado em 10/02/2022

Bárbara tem apresentado comportamentos alimentares que vêm chamando a atenção e preocupando tanto o público quanto os seus colegas com quem divide a casa do BBB 22.

Os fãs mais atentos repararam que a modelo, no confinamento e em fotos nas redes sociais, costuma esconder o corpo utilizando roupas largas, por exemplo. Outro fato preocupante é que, por vezes, a relações púbicas preferiu chupar um limão do que fazer alguma das refeições.

Mariana Xavier chegou a publicar um vídeo no Instagram analisando a situação da sister: “A Bárbara é só um retrato do que a pressão estética faz com a nossa sociedade, adoecendo meninas cada vez mais jovens”.

Bárbara tem mesmo um transtorno alimentar?

Alguns telespectadores e outros veículos de comunicação chegaram a levantar a possibilidade de que a participante sofresse de Transtorno Dismórfico Corporal, que é quando o paciente não enxerga o seu corpo como ele é e normalmente o vê de uma forma que lhe causa incômodo.

A coluna conversou com a Dra. Juliana Sato que faz um alerta sobre diagnósticos superficiais: “É importante estar atento para não diagnosticar uma pessoa, sem uma avaliação de um profissional de saúde especialista no assunto”.

A psicóloga comenta ainda que lição podemos tirar ao observar a gaúcha no reality: Neste contexto de exposição do BBB podemos aproveitar este momento para fazer uma reflexão sobre a própria ideia que cada um tem a respeito da alimentação e do que são hábitos saudáveis para si e para os outros”.

A doutora acrescenta que “Qualquer situação de confinamento pode potencializar um sintoma emocional que a pessoa pode ter previamente seja um transtorno diagnosticado ou um sofrimento emocional agudo”.

Os brothers e sisters estão de olho em Bárbara

Laís, sua melhor amiga no reality, percebeu que a sister não estava comendo corretamente: “Ela não come arroz, nem feijão e nem pão, só ovo e café”, disse a médica durante um papo com Brunna Gonçalves. “Ela vai pegar alguma doença nesse corpo dela por besteira”, comentou a bailarina.

Preocupados com a alimentação da gaúcha, os brothers e sisters conversaram com a colega, que chorou com a situação: “Eu não sento na frente de ninguém e fico falando: ‘Por que você tá comendo esse apresuntado? Por que você tá comendo isso?’. Eu não faço isso. Então por que vocês fazem comigo?”

Cuidem da alimentação de vocês! Deixem que eu me preocupo com o que eu como, ou se eu não como”, disparou a loira, que chegou a levar uma bronca da produção por não comer direito: “Atenção: cuide da sua alimentação”, disse o Big Boss.

Dra. Juliana explica de que maneira os colegas de Bárbara devem lidar com a situação no confinamento: “Quando um comportamento incomoda ou gera preocupação é importante ter uma abordagem acolhedora e compreender o comportamento da pessoa ao invés de entrar em julgamento e dizer como a pessoa deve agir”.

A psicóloga reforça o seu alerta: “A partir do momento em que a alimentação gera angústia e sofrimento é importante sim procurar um psicólogo qualificado que pode ajudar neste processo de diagnóstico e na compreensão desses comportamentos e pensamentos”.

Leia outros textos do colunista aqui. Fique por dentro da cobertura completa do Big Brother Brasil 22  no Observatório da TV e em nosso canal no YouTube!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade