Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
O Corpo Fala

Especialista decifra os segredos de comunicação de Arthur Aguiar

O educador em comunicação, Nelio Xavier explica as técnicas que fazem o ator ser tão convincente

Publicado em 17/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Arthur Aguiar tem chamado a atenção dos fãs do BBB 22 por ser articulado, persuasivo e ter uma dicção perfeita. Mas, além de falar bem, quais os outros segredos de comunicação do ator? O educador de comunicação do Clube da Fala, Nelio Xavier, decifrou as técnicas que fazem o brother ser tão convincente.

Envolvido em diversas discussões, o cantor precisou se defender por diversas vezes, sobre situações distintas, e convenceu tanto alguns de seus colegas de confinamento quanto a maioria dos telespectadores com seus argumentos. Mas, será que só bons argumentos bastam?

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O especialista em comunicação e oratória explicou por meio de um post no Instagram quais as três características que fazem Arthur Aguiar ser assertivo e eficaz em seus discursos no BBB 22.

Olhar

“Sempre fala olhando no olho de quem está conversando com ele, isso passa muita confiança”.

O Jogo da Discórdia é um ótimo experimento para observarmos como cada pessoa expressa seus sentimentos e transmite a mensagem que deseja para um de seus colegas de confinamento.

Arthur Aguiar, que é o foco aqui, precisou não apenas dizer o que pensa sobre alguém, mas também defender seu ponto de vista quando ele era o alvo de algum dos participantes durante a dinâmica. E seja sentado ouvindo ou em pé discursando, o ator mantém seu olhar focado nos olhos do oponente.

Entonação vocal

“Sabe enfatizar com a voz as informações que ele quer que os outros lembrem e passa firmeza na voz”.

Isso porque, além da articulação, Arthur Aguiar usa a entonação vocal como grande aliada em suas argumentações. Estes pontos são muito fortes no brother por seu trabalho como ator em que a voz é uma das ferramentas com a qual o artista expressa as nuances do personagem.

No teatro, por exemplo, os atores e atrizes precisam se fazer ouvir na fileira mais distante do palco e quem não os consegue ver de perto precisa da sua interpretação vocal para compreender e absorver a mensagem que o personagem quer transmitir.

Objetividade

“Não fica enrolando e dando voltas, vai direto ao ponto sem medo de se comprometer, consegue paralisar a outra pessoa sendo objetivo”.

Não precisa torcer por Arthur Aguiar para perceber que ele diz o quer e precisa falar sem ‘fazer rodeios’. A firmeza com a qual o ator se pronuncia somada as outras características faz com que todos se convençam dos seus argumentos.

Além disso, sua memória apurada faz com que ele traga para o seu discurso detalhes que podem ‘quebrar’ as colocações de seus oponentes. Sem contar que, do lado de fora, os telespectadores conseguem comprovar a veracidade daquilo que foi dito e entenderem a segurança do cantor ao se posicionar na casa.

Confira a publicação de Nelio Xavier no Instagram:

Leia mais conteúdos desse colunista. Fique por dentro da cobertura completa do Big Brother Brasil 22  no Observatório da TV e em nosso canal no YouTube!

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....