Racismo Estrutural

BBB 22: Bárbara é detonada na web após reproduzir racismo ao falar de Douglas Silva

A modelo utilizou o termo 'samba do crioulo doido' ao criticar o ator após o Jogo da Discórdia

Publicado em 08/02/2022

Bárbara discutiu com Douglas Silva no Jogo da Discórdia de segunda-feira (7) no BBB 22. Incomodada com a situação, a modelo utilizou a expressão racista ‘Samba do crioulo doido’ ao criticar o ator durante uma conversa com Laís e Jade Picon e foi detonada nas redes sociais.

“Eu não confio numa pessoa que é incoerente desse jeito. Ele fez aquele samba do crioulo doi…”, começou a gaúcha que não concluiu a frase e ficou nervosa com a situação.

A loira se desesperou com o que havia dito ao se referir ao ator e tentou se corrigir: “Ai que feio, eu ia falar uma expressão muito velha e horrorosa. Ele fez o samba lá que ele falou que fez. Meu Deus, quase falei uma expressão muito racista. Tu viu o que eu falei?”.

“Eu vi, eu vi o que você ia falar”, respondeu a médica rindo. “Deus me perdoe!”, comentou a relações públicas. “Ia ser péssimo”, opinou a influenciadora digital. “Quase falei”, repetiu Bárbara, que se defendeu dizendo que usou a expressão por força do hábito.

Os internautas, é claro, não perderam o lance e acusaram a sister de racismo: “Cadê o pessoal subindo tag, pedindo retratação da Bárbara? Cobrando posicionamento da emissora? O que ela falou foi gravíssimo e só tentou voltar atrás, porque lembrou das câmeras pior e uma médica achando graça!”, disse uma fã do programa no Twitter.

“Samba do crioulo doido, foi isso que a Bárbara falou. Lembrou que estava sendo vigiada por 200 câmeras e tentou recuar, mas não deu e quem ouve isso e não diz nada, também é racista”, opinou outro. “O que tá acontecendo com Douglas o que estamos assistindo é racismo tanto que a Bárbara acabou de falar que ele tava fazendo o ‘samba do criolo’ e ela sabe que é [uma expressão] racista que tapou a boca na hora com uma expressão de ‘porra, escancarei’. É nojento assistir esse show de racismo”, se indignou mais uma.

A equipe de Bárbara disse que não compactua com a fala da participante por meio de uma nota no Instagram: “Qualquer tentativa de justificar o injustificável seria leviano de nossa parte. Nós, verdadeiramente, lamentamos esse tipo de atitude. Não há espaço para que a “força do hábito” diminua o ocorrido”.

E pediram desculpas para Douglas e sua família: “Esperamos que esse exemplo sirva para que olhemos para isso com muita seriedade e amor ao próximo. É tempo de evolução e ninguém mais merece sofrer e sentir na pele nossa falta de respeito. Nossas sinceras desculpas à todos, mas principalmente ao Douglas e sua família”.

Laís também fez comentários controversos sobre o brother. Irritada por saber que seria alvo dele no Paredão, a disse que “deveria ter socado um prego embaixo de cada pé [do ator]” ao invés de massageá-los como fez.

Num passado recente, também na atual temporada do reality global, Natália foi alvo de críticas por distorcer fatos históricos para explicar as razões que levaram os negros africanos a serem trazidos e colocados e condição de escravos no Brasil: “Porque a gente é eficiente”.

Por que o termo reproduzido por Bárbara é racista?

‘Samba do Crioulo Doido’ é um samba composto Sergio Porto, sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, em tempos de Ditadura Militar, que satirizava a obrigatoriedade de as escolas de samba terem como temas para seus enredos apenas fatos históricos.

Apesar dessa conexão com a música, a expressão é racista, porque se refere a situações confusas e bagunçadas, ponto que reforça a discriminação contra os negros no Brasil. Podemos simplesmente trocar esse termo por ‘confusão’, ‘trapalhada’, ‘bagunça’, entre tantas outras palavras, já que o vocabulário brasileiro é vasto de sinônimos.

Confira abaixo o pronunciamento da equipe de Bárbara e os comentários revoltosos do público:

Leia outros textos do colunista aqui. Fique por dentro da cobertura completa do Big Brother Brasil 22  no Observatório da TV e em nosso canal no YouTube!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade