remake

Intersexo: o que é característica sexual do bebê de Teca em Renascer?

Criança nasce após um parto cheio de emoções

Publicado em 19/06/2024

O parto do filho de Teca (Lívia Silva) é marcado por muitas emoções em Renascer. Graças ao apoio de Buba (Gabriela Medeiros) e da ajuda espiritual de Maria Santa (Duda Santos), a criança enfim vem ao mundo e recebe os cuidados de José Augusto (Renan Monteiro), que fica perplexo ao ver que ele “nasceu com a genitália ambígua”. “Eu quero ler mais pra entender e ir atrás de um especialista, pra ter certeza… mas tudo indica que esse bebê é uma criança intersexo”, confessa o médico.

Mas, afinal, o que é uma criança intersexo? De acordo com informações do portal O Globo, por definição, são aqueles que “nascem com características sexuais que não se encaixam nas definições tipicamente disponíveis para corpos masculinos ou femininos, podendo incluir características da anatomia sexual, órgãos reprodutivos, padrões hormonais e/ou cromossômicos”.

Historicamente, o termo hemafrodita era usado para definir esses indivíduos, mas é considerado perjorativo por muitas pessoas intersexo. De acordo com a ONU, essas pessoas muitas vezes são submetidas a procedimentos de “normalização” que buscam encaixá-las aos estereótipos de sexo e gênero. Esses procedimentos pressupõem que as mulheres devem ser capazes de ter relações sexuais vaginais e que os homens devem urinar de pé.

Segundo o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 0,5 a 1,7% da população mundial tem características intersexuais. A jornalista e fotógrafa Céu Albuquerque tornou-se, em março deste ano, a primeira pessoa intersexo no país a obter o direito de alterar seu nome e sexo na certidão de nascimento. Para alcançar essa vitória, Céu passou por oito cirurgias necessárias para reparar uma mutilação que sofreu na infância.