O cerco começa a se fechar para Tonico (Alexandre Nero) na reta final de Nos Tempos do Imperador, mas o criminoso nem imagina o que está para acontecer e começa a se preparar.
Depois de algum tempo da morte de Nino (Raffaele Casuccio), Celestina (Bel Kutner) acaba entregando para Dom Pedro II (Selton Mello) o livro que o rapaz deixou, onde ele conta tudo o que sabe sobre os crimes do político. Após toda a descoberta, o monarca toma uma atitude inesperada.
Os dois acabam tendo um embate, a briga fica feia e o marido de Teresa Cristian (Letícia Sabatella) toma a decisão de questionar o motivo de tanta maldade do vilão. Sem que ele espere, Tonico acaba apontando uma arma para ele e ameaça matá-lo, deixando as coisas ainda mais tensas.
Para evitar a possibilidade de ser preso ou morto, Tonico decide fazer Dominique (Guilherme Cabral) de refém e foge do local. Depois disso, começa uma perseguição e todos se preocupam com o que o pilantra pode fazer com o filho de Luísa (Mariana Ximenes), mas acaba sendo atingido por um tiro na mão.