Justiça

Lair Rennó pede indenização milionária em processo contra a TV Globo

O apresentador espera ter o vínculo de trabalho reconhecido

Publicado em 01/02/2022

A recente informação de que Lair Rennó está processando a TV Globo por conta de seu tempo de trabalho no Encontro com Fátima Bernardes, acabou surpreendendo muita gente.

De acordo com informações do site NaTelinha, o apresentador está cobrando salário referente ao tempo que substituiu Fátima Bernardes nas vezes em que ela se afastou do programa. O colunista Sandro Nascimento teve acesso a um documento onde mostra que a apresentadora teve 200 dias de férias entre 2014 e 2019.

Além disso, somente em 2018 a apresentadora teria ficado 50 dias afastada do programa, quando Lair acabou ficando 37 edições no comando do Encontro. A ação estaria alegando que a emissora sonegou os direitos previdenciários do apresentador, já que seu contrato inicial como CLT foi trocado pelo de pessoa jurídica (PJ).

Essa mudança aconteceu em 2014, quando ele pede o reconhecimento de vínculo trabalhista. Por conta disso, o profissional espera conseguir receber o pagamento das diferenças salariais, acrescentando os reflexos legais. Ainda segundo o colunista, o Tribunal Superior do Trabalho afirma que se tratando de substituição não eventual, o substituto tem direito ao salário do substituído enquanto durar a substituição.

Porém, chama a atenção o fato do advogado solicitar que a Globo junte aos autos do processo todas as escalas de férias de Fátima Bernardes, além das fichas financeiras da apresentadora. O site também informa que o valor solicitado de indenização está em torno de R$ 4 milhões, mas pode aumentar.

Fátima Bernardes pode deixar o programa em dezembro

Há algum tempo as especulações de que Fátima Bernardes vai deixar o Encontro são enormes, mas boa parte da imprensa já deu como certa essa decisão, inclusive o fato de que estão em busca de substitutos. De acordo com informações do colunista André Romano, do Observatório da TV, essa despedida deve acontecer em dezembro.

Sandra Annenberg e Patrícia Poeta estão entre os nomes cotados para assumir as manhãs da TV Globo, tudo quando Fátima deixar a programação. A princípio, ela estaria interessada em tirar um tempo para se dedicar mais para a família.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade