
Desde que a TV Globo bateu o martelo e oficializou a realização de um remake de Pantanal, cuja estreia está prevista para o dia 28 de março, a versão original da novela de Benedito Ruy Barbosa, levada ao ar em 1990 pela TV Manchete, desperta bastante curiosidade de quem não viveu aqueles tempos.
Veja também:
- Pai e filho? Antônio morre do coração ao descobrir qual é o segredo de Vinícius em Terra e Paixão: "Impossível!”
- Após fazer amor sem preservativo com homem incrível, Aline descobre que está grávida e vira Terra e Paixão do avesso
- Prestes a engravidar de Caio, Aline morre do coração ao descobrir que é filha biológica de pai inesperado em Terra e Paixão
Muita gente não sabe, ou não se lembra mais, mas a intenção de Benedito era a de levar Pantanal ao ar na TV Globo, na qual trabalhava desde o começo dos anos 1970, com uma breve passagem pela TV Bandeirantes no início dos anos 1980.
A história, que àquela época ainda era intitulada Amor Pantaneiro, surgiu de viagens do novelista à região e era vista por ele como perfeita para marcar sua estreia na faixa das 20h (hoje 21h) das novelas globais.
Benedito estava cansado de ser a “base da pirâmide”, como inclusive Boni, o todo-poderoso da emissora, o chamava, em referência à importância das novelas das 18h para impulsionar a grade noturna.
Como o projeto muito acalentado acabou não indo pra frente, menos ainda como novela da faixa nobre, Benedito acabou aceitando o convite da TV Manchete, através do diretor Jayme Monjardim, para fazer Pantanal na emissora de Adolpho Bloch.
O grande sucesso credenciou finalmente o novelista para a faixa nobre da TV Globo, na qual estreou em 1993 com Renascer e faria sucessos como O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999). E o resto é História.
Curiosidades da TV resgata aqui no Observatório da TV esse “caso” de quando Pantanal quase foi mais um dos campeões de audiência da TV Globo na década de 1980, antes que esse privilégio fosse da concorrente. Confira o vídeo abaixo!