TBT da TV

Relembre reprises de produções de teledramaturgia que a TV Globo promoveu nas madrugadas

Nova novela das 19h, Cara e Coragem tem repeteco do capítulo às 2h

Publicado em 02/06/2022

Entre os noveleiros, a novidade do horário alternativo que a TV Globo abriu para a produção das 19h, Cara e Coragem, de Cláudia Souto, estreada na segunda-feira (30), tem suscitado muitos comentários. E acendeu a esperança de que, a exemplo do que já ocorre no Canal Viva, as outras novelas da casa também sejam reexibidas algumas horas depois, quem sabe.

Não é a primeira vez que a emissora exibe produções de sua dramaturgia altas horas da noite, embora ao mesmo tempo o expediente seja até aqui incomum.

Em 2002, durante o período de realização da Copa do Mundo de Futebol dividida entre o Japão e a Coreia do Sul, a diferença no fuso fez com que as partidas fossem exibidas de madrugada, conforme o horário do Brasil.

Assim, para aquecer o público entre o fim do Programa do Jô e o início das transmissões esportivas, a TV Globo optou por reprisar uma minissérie que era ao mesmo tempo engraçada, erótica e bem brasileira: Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Dias Gomes, a partir da obra de Jorge Amado, produzida em 1998.

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998) (Divulgação: TV Globo)
Marco Nanini Giulia Gam e Edson Celulari na minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos de 1998

Giulia Gam deu vida à culinarista baiana que sofre com o marido cafajeste, mas por quem é perdidamente apaixonada, Vadinho (Edson Celulari). Após a morte dele, Flor se casa novamente, com o circunspecto farmacêutico Teodoro (Marco Nanini). Mas o espírito do falecido não a deixa em paz.

A história marcou o cinema brasileiro nos anos 1970, em filme dirigido por Bruno Barreto com Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça nos papéis de Dona Flor, Vadinho e Teodoro, respectivamente.

Logotipo da série A Vida Como Ela É..., de 1996
Logotipo da série A Vida Como Ela É de 1996

Outra ocasião em que a madrugada da TV Globo apresentou dramaturgia foi com a reprise das histórias de Nelson Rodrigues em A Vida Como Ela É…, também logo após o Programa do Jô, em julho de 2001.

Levada ao ar em 1996, dentro do Fantástico, e reapresentada nas noites de sábado pela primeira vez, em 1997, A Vida Como Ela É… foi dirigida por Daniel Filho e adaptou textos do jornalista e dramaturgo publicados numa coluna de mesmo nome, no jornal Última Hora, nos anos 1950.

Giulia Gam, Malu Mader, Guilherme Fontes, Marcos Palmeira, Antonio Calloni, Isabela Garcia, José Mayer, Tony Ramos, Cássio Gabus Mendes, Maitê Proença, Mauro Mendonça, Cláudia Abreu, Yoná Magalhães, Tarcísio Meira e Leon Góes foram alguns dos atores que integraram o elenco.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade