Trama rural

No final dos anos 1990, Record apostou em Estrela de Fogo, novela sertaneja no horário nobre

Produzida pela VTM, história criada por Yves Dumont animou a emissora e teve até segunda fase imprevista

Publicado em 04/05/2023

No final dos anos 1990, a Rede Record (hoje Record TV) levou ao ar na faixa das 20h três novelas produzidas pela VTM Produções, de propriedade de José Paulo Vallone e sua esposa Geórgia Tozzi, mais Durval Monteiro (repare nas iniciais dos sobrenomes). A primeira delas estreou em 4 de maio de 1998, há 25 anos: Estrela de Fogo, que o TBT da TV do Observatório da TV relembra.

Yves Dumont teve passagens também pela dramaturgia da Globo – foi o adaptador de Vale Tudo (1988) na versão feita para o público hispânico dos Estados Unidos, Vale Todo (2002) – e do SBT – escreveu Maria Esperança (2007) e supervisionou Íris Abravanel em Revelação (2008-2009).

Estrela de Fogo se passava na fictícia cidade de Girassol, no interior paulista – a real Amparo fazia as vezes de Girassol na tela. Cerca de 25 anos atrás, Gustavo Proença de Alvarenga (Fúlvio Stefanini) e Tadeu Gomes de Oliveira (Luiz Guilherme) eram amigos e trabalhavam juntos. Eles se apaixonaram pela mesma mulher, Estela (Cristina Prochaska), filha do patrão, que preferiu Gustavo, com quem se casou e teve três filhos: Bernardo (Afonso Nigro), Maurício (Nico Puig) e Manuela (Daniela Duarte).

Tadeu jamais conseguiu superar a perda da mulher amada para o agora ex-amigo e se empenhou para alcançá-lo nos negócios. Também se casou, mas logo ficou viúvo, e teve dois filhos, criados com a ajuda de sua irmã Júlia (Clarisse Abujamra), que amava Gustavo anos atrás. Fernão (Dalton Vigh) namora Inaê (Joana Limaverde), filha bastarda de Gustavo, e Andréa (Vera Zimmermann) vive um romance com Bernardo, que morre no início da novela. Claro que desconfiam de Tadeu, que não tem culpa no caso.

Outro personagem de destaque é Ventania (Marcelo Aguiar), o melhor dos peões da Fazenda Estrela de Fogo, que leva o nome do cavalo campeão a partir do qual Gustavo construiu o império à parte do patrimônio do pai de Estela. Apaixonado por Andréa, ele tem na morte de Bernardo a chance de conquistar a mulher amada, que o filho do patrão deixa grávida ao ser assassinado.

Jussara Freire, Lolita Rodrigues, Jonas Mello, Dênis Derkian, Gerson de Abreu, Sônia Lima, Ju Corte Real, Laerte Morrone, Ângela Dip, Rodrigo Veronese, Vanessa Vholker, Fábio Villa Verde, Vanusa Spindler, Fernando Vieira, Ernando Thiago e Fabiana Alvarez estão entre outros artistas que compuseram o elenco da novela, que agradou, com ibope acima da expectativa da emissora, e por isso ganhou uma imprevista segunda fase. Relembre no vídeo abaixo!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade