Reprise

Jade fica com quem no final da novela? Lucas, Said, Zein, Leo? Sozinha?

Personagem de Giovanna Antonelli é bastante infeliz no decorrer da história criada por Glória Perez

Publicado em 13/01/2022

Escrita por Glória Perez, O Clone fez grande sucesso entre outubro de 2001 e junho de 2002, quando exibida originalmente pela TV Globo. Sucesso que se repetiu no Canal Viva em 2020 e seguramente contribuiu para que a TV Globo escalasse a história para o Vale a Pena Ver de Novo, celebrando 20 anos da novela e 70 anos do gênero na TV brasileira, em 2021.

Entre os costumes dos muçulmanos em conflito com o Ocidente em tempos de 11 de Setembro e a discussão ética e científica causada pela experiência de clonagem humana feita por Albieri (Juca de Oliveira), um grande amor alinhavou os conflitos do enredo.

Tanto Lucas (Murilo Benício) quanto Jade (Giovanna Antonelli) são brasileiros, mas só se conhecem no Marrocos, no começo dos anos 1980, quando em companhia do irmão gêmeo Diogo (também Murilo Benício) e do padrinho, Albieri, Lucas visita a casa do Tio Ali (Stênio Garcia).

Amigo de Albieri dese a juventude, o patriarca muçulmano recebe os visitantes e Lucas fica extasiado com a beleza de Jade, sobrinha de Ali, que ele vê dançando num aposento no qual nem deveria estar, reservado às mulheres da casa. Foi o que bastou para tivesse início um grande romance.

Tanto Jade quanto Lucas se casam com outras pessoas – Said (Dalton Vigh) e Maysa (Daniela Escobar), além de Zein (Luciano Szafir) -, mas jamais deixam de se amar verdadeiramente, mesmo com diversos obstáculos que os se separam, além da distância – ele no Rio de Janeiro, ela em Fez.

O clone de Lucas, Leo (também Murilo Benício), sempre viu em seus sonhos a imagem de uma mulher que ele não sabia, mas era Jade. E esse “Lucas jovem”, não propriamente pela idade, mas por fazê-la lembrar a própria juventude e propiciar uma ligação diferente, desperta o interesse de Jade.

No entanto, apesar de concorrer pelo amor de Jade com uma cópia dele mesmo por algum tempo, no final de O Clone Lucas consegue o que pretendia havia 20 anos: unir-se à amada e ser feliz com ela para sempre.

A sobrinha de Ali chega até a ser pedida em casamento por Leo, mas a união não se concretiza porque o rapaz está envolvido num turbilhão de segredos e interesses desde antes mesmo de nascer. Ela também recusa se casar novamente com Said, depois de tantos anos de desamor e infelicidade.

A forte ascendência que Albieri, o padrinho que ele entende e reconhece como pai, exerce sobre Leo, além do amor inabalável de Jade e Lucas, faz com que o filho de Deusa (Adriana Lessa) embarque com o cientista para uma viagem de fuga do mundo, que pode separá-los e puni-los.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade