Para os pequenos

Gloobinho estreia versão brasileira de Bookaboo, cachorrinho rockstar que ama literatura

Histórias contadas por personalidades como Bela Gil, Dani Calabresa, Pedro Bandeira, Klara Castanho e Duda Beat estão na série

Publicado em 07/05/2024

Com produção da Conspiração e coprodução do Gloobinho, nesta terça-feira (7), às 19h, estreia a adaptação brasileira da série inglesa Bookaboo, vencedora do BAFTA e indicada ao Emmy. A cada episódio, um convidado especial lê uma história emblemática da literatura infantil brasileira, entretendo o cachorrinho rockstar Bookaboo e os espectadores.

Bela Gil e seu filho Nino, Pedro Bandeira, Klara Castanho, Dani Calabresa, Rodrigo França, Thales Bretas,
Jéssica Ellen e Duda Beat são algumas das personalidades que lerão histórias de autores brasileiros, como os icônicos Chico Buarque, Ziraldo, Daniel Munduruku e Antônio Prata.

“Estamos muito felizes com essa estreia, tão relevante para o público da primeira infância. Apesar de ser uma adaptação, chegamos a um formato bem brasileiro, com convidados muito queridos do público e uma curadoria especialíssima dos títulos apresentados. Pensamos numa gama bem diversa de leituras para os episódios, e temos certeza de que os pequenos vão amar e se divertir com as histórias!”, ressalta Flávia Costa, Head de Conteúdo Infantil de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo.

Na primeira temporada, Bookaboo vai conhecer 12 títulos, entre clássicos e novidades da literatura infantil brasileira, como Chapeuzinho Amarelo, Pequeno Príncipe Preto e Até as Princesas Soltam Pum. Todos os títulos foram escolhidos e pensados levando em conta a formação de valores e de personalidade na primeira infância.

A versão incorpora hábitos culturais nacionais, como o gosto pelo abraço e pela culinária regional. Bookaboo, interpretado por Fernando Gomes, vai interagir com os convidados de uma forma bem brasileira. Sua expressão corporal será sempre muito afetuosa: o simpático cachorrinho vai cumprimentar seus convidados com beijinhos no rosto e expressar sua alegria com saltos e gestos expansivos.

Bookaboo é uma produção que assume a metodologia Eduntainment, neologismo que une as palavras “educação” e “entretenimento”. Essa é uma das linhas de aprendizagem infantil em que há a possibilidade de se divertir e aprender ao mesmo tempo, mobilizando a atenção das crianças e engajá-las em atividades com propósito.

“No Bookaboo, apresentamos a Literatura como um ‘exercício de ser’. Autoestima, representatividade, ancestralidade, pertencimento, diferenças, pluralidade cultural, autoconfiança, humor, saber conviver, são alguns dos eixos que escolhemos para fazerem parte da construção de repertórios emocionais”, afirma Janaina Tokitaka, responsável pela adaptação brasileira. “Além disso, também é importante trazer narrativas que levam em consideração a ética e a estética”, completa Carol Sanches, consultora pedagógica do projeto.

O projeto tem direção-geral de Fernanda Novaes (D.P.A. e Acampamento de Magia Para Jovens Bruxos) e codireção de Fernando Gomes (Cocoricó, Vila Sésamo e Castelo Rá-Tim Bum), com produção executiva de Renata Brandão e Juliana Capelini. Criada originalmente por Lucy Goodman, a série tem na adaptação a parceria de Janaina Tokitaka e Celso Garcia.

“Além de divertido, é um programa que aproxima adultos e crianças através do estímulo à leitura, algo tão importante na infância. E todas as histórias são brasileiras, possibilitando um incentivo à literatura nacional”, destaca Juliana Capelini. Os episódios devem ir ao ar às terças e quintas-feiras, às 17h, com reprises nos dias seguintes (quartas e sextas-feiras), às 11h e às 23h.