Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Muriel Marcela

Em 2000, O Cravo e a Rosa foi esticada e ganhou vilã para manter fôlego até o final

Personagem de Drica Moraes era apenas citada no início da história

Publicado em 12/04/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Sucesso em sua quinta exibição na TV brasileira – quarta vez na TV Globo, mais uma no Canal Viva -, a novela O Cravo e a Rosa teve 221 capítulos em sua apresentação original, às 18h, de junho de 2000 a março de 2001.

Mas muita gente não sabe que o plano inicial era de que a história escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira com a colaboração de Duca Rachid tivesse bem menos, algo em torno de 90 capítulos. A intenção já vinha da atração anterior do horário, Esplendor, de Ana Maria Moretzsohn, planejada para 80 capítulos – e que chegou a 125.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Quando os autores finalizavam o que seria o segundo terço da novela, por volta do capítulo 60, a emissora deu-lhes a notícia de que, em vez de 90 capítulos, O Cravo e a Rosa teria a duração de uma novela normal, perto dos 200. Isso se deu em razão dos bons resultados, tanto artísticos quanto de audiência.

Isso levou à entrada na trama de uma personagem que até ali era apenas citada: Muriel Marcela (Drica Moraes), filha de Joaquim (Carlos Vereza), que no passado tivera um romance com Petruchio (Eduardo Moscovis).

Marcela, como preferia ser chamada, chegou para cumprir a função de vilã da trama, figura necessária para uma novela que acabou durando bem mais do que o tempo inicialmente previsto.

Em depoimento ao livro Autores – Histórias da Teledramaturgia (Globo, 2009), Walcyr Carrasco declarou que, para a novela curta que O Cravo e a Rosa seria em princípio, bastavam as atitudes de Catarina, que funcionaria como vilã separando a si mesma de Petruchio, para que houvesse conflitos e a trama se sustentasse.

No entanto, para uma novela convencional, em nome do fôlego necessário a manter o enredo no ar por meses e meses a mais, além do vingativo e rancoroso Joaquim, a própria Marcela surgiu em cena para criar novas intrigas. Ela chega a se casar com o banqueiro Batista (Luís Melo), pai de Catarina.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....