In Memoriam

A perda de Isaac Bardavid, mais uma voz emblemática da dublagem brasileira

Ator participou de novelas clássicas, como Escrava Isaura, Locomotivas, O Astro e Dona Beija

Publicado em 08/02/2022

O mês de fevereiro foi aberto com a notícia do falecimento de Isaac Bardavid, poucos dias antes de completar 91 anos. No dia 1º, o ator e dublador faleceu após complicações respiratórias.

Nascido em 1931 na cidade fluminense de Niterói, Isaac Bardavid iniciou-se na vida artística no final da década de 1940. Ao longo dos anos 1950 dedicou-se intensamente ao teatro e também a teleteatros, já nos primeiros anos do véiculo TV no Brasil.

Sua primeira novela foi O Porto dos Sete Destinos, produzida pela TV Rio em 1965. Na mesma época, Isaac começou a fazer um trabalho que lhe renderia muitos fãs e milhares de atuações: a dublagem.

Momentos marcantes de Isaac Bardavid na dublagem

Alguns de seus papéis célebres foram Freddy Krueger, na série cinematográfica A Hora do Pesadelo; Tigrão, na série animada do Ursinho Puff; Esqueleto, em He-Man e Os Defensores do Universo; e a muito conhecida dublagem de Wolverine, dos X-Men, tanto em desenhos quanto em filmes.

A saber, o ator Hugh Jackman, intérprete de Wolverine no cinema, chegou a conhecer Isaac Bardavid pessoalmente em 2017, numa edição do talk show The Noite Com Danilo Gentili, do SBT, e fez uma homenagem ao artista brasileiro quando de seu falecimento.

Alguns trabalhos de Isaac Bardavid na teledramaturgia

Na teledramaturgia, Isaac participou de novelas clássicas como as versões originais de Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972), Escrava Isaura (1976) – em seu papel mais famoso no gênero, o cruel Francisco – e O Astro (1978).

Isaac Bardavid com Rosa (Léa Garcia) em Escrava Isaura, em 1976 (Divulgação)
Francisco Isaac Bardavid com Rosa Léa Garcia em Escrava Isaura em 1976 Divulgação

Fogo Sobre Terra (1974), Locomotivas (1977), Terras do Sem Fim (1981), Dona Beija (1986), O Cravo e a Rosa (2000), Eterna Magia (2007), Rei Davi (2012) e Além do Horizonte (2013), além do Sítio do Picapau Amarelo (1977/86), foram outros dos muitos trabalhos de Isaac Bardavid.

O In Memoriam do Observatório da TV registra essa grande perda do cenário artístico, e aproveita a oportunidade para relembrar mais alguns integrantes do elenco da versão original de Pecado Capital que já nos deixaram, como Lutero Luiz e Isolda Cresta. Confira o vídeo!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade