
A suposta morte de Zé Paulino (Sérgio Guizé) movimenta os capítulos recentes de Mar do Sertão. Após o velório, uma teoria ganhou força: o vaqueiro é filho do coronel?
Veja também:
- Elas por Elas: Incentivo de Mário Fofoca ajuda Lara a virar o jogo em tribunal: "Forte como um cacto"
- Nojento, parente que abusou de Petra também desgraçou infância de outra personagem em Terra e Paixão
- Raquel discursa na formatura no lugar de Fred e espanta a todos com revelação: “Me deixou um filho”
Além de Candoca (Isadora Cruz), Tertúlio (José de Abreu) está sofrendo demais com o fim do rapaz. Ele não esconde a admiração que sente pelo empregado.
O luto do coronel deixou sua esposa irritada. Deodora (Débora Bloch) ficou uma fera com o drama do marido. “Se debulhando em lágrimas por causa de um vaqueiro? Um homem a quem tu pagava! Nada mais do que isso!”, disparou.
Tertúlio deu uma desculpa esfarrapada, dizendo que estava triste porque Zé Paulino era seu braço direito. Entretanto, a justificativa do poderoso não convenceu.

Zé Paulino é filho de quem?
Chama a atenção na novela das seis o apego que o coronel tem com o vaqueiro. Desde os primeiros capítulos, ele não esconde sua admiração pelo rapaz.
Por outro lado, reclama bastante das atitudes de Tertulinho, fato que deixa Deodora uma fera. “Seu melhor homem é teu filho Tertulinho! Ele sim! Não um rapaz sem mãe, sem berço, um enjeitado!”, afirmou a vilã.
Além de deixar a claro que Zé Paulino é filho de mãe desconhecida, ela deu outra pista na cena. “Tu sempre preferiu aquele rapaz ao teu próprio filho!”, acusou.
Fato é que Zé Paulino foi criado por Daomé (Wilson Rabelo), empregado mais velho do coronel. Mas será mesmo que ele é filho biológico do homem?
Após uma conversa com o meeiro, Tertúlio deu outra pista. “Com o passamento de Zé Paulino, nosso acordo não faz mais sentido…”, destacou, se despedindo de Daomé.

Irmão de Tertulinho?
Um ano se passa na novela e Zé Paulino reencontra Daomé. Ele diz para o pai que sobreviveu, mas vai sumir de Canta Pedra e mudar de vida.
Dez anos depois, o vaqueiro retorna poderoso à cidade, com o nome de José Mendes. O forasteiro descobre que Daomé está morto.
Com a tragédia, o segredo do coronel está a salvo. Tudo indica que, em Mar do Sertão, Tertúlio é pai biológico de Zé Paulino. O vaqueiro pode ser fruto de uma traição ou do envolvimento dele com um grande amor do passado.
Para não assumir a criança, Tertúlio entregou o bebê para Daomé, tudo para enganar Deodora, mas mantendo o filho por perto. Sendo assim, Zé Paulino é irmão de Tertulinho. Caso a teoria seja confirmada, será um dos trunfos do autor no decorrer da novela das seis.
Leia mais textos deste colunista.