Relembre

Tenório na Pantanal de 1990: ator que sumiu da TV viveu o personagem

Coronel era ainda mais intragável na versão da Manchete

Publicado em 03/06/2022

Tenório é um dos principais personagens da segunda fase de Pantanal. O coronel é interpretado atualmente por Murilo Benício, o terceiro vilão do ator nas novelas.

De índole duvidosa, o vizinho de José Leôncio (Marcos Palmeira) é ligado a golpes, seja na venda de terras ou em comércio de animais da região.

Além de pai de Guta (Julia Dalavia) e marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), ele mantém outra família em São Paulo. Com Zuleica (Aline Borges), Tenório tem mais três filhos.

No decorrer da trama, o antagonista passará por uma série de reviravoltas. Intragável, vai bater de frente com Guta e ainda descobrir uma traição da esposa com Alcides (Juliano Cazarré).

Quem viveu Tenório em 1990?

Sem noção, porém visto como engraçado, o Tenório da primeira versão de Pantanal fez muito sucesso com o público. Em 1990, na Manchete, Antônio Petrin interpretou o personagem.

O coronel era preconceituoso e soltava uns comentários absurdos. Mau-caráter, humilhava a esposa e também vivia conflitos com a filha de mente aberta.

O ator Antônio Petrin
O ator Antônio Petrin em Pantanal

Petrin foi escalado para o papel após compor o elenco de Vida Nova, trama anterior do autor Benedito Ruy Barbosa, exibida pela Globo.

Depois, esteve em uma variedade de produções da própria Manchete, do SBT e da Globo. Seu último trabalho na TV aconteceu na Record TV, na novela Escrava Mãe.

Além disso, o veterano se destacou em diversos filmes e muitas peças de teatro. Atualmente, ele tem 83 anos de idade e sumiu das telinhas.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade