
Jove (Jesuíta Barbosa) vai passar dos limites para provar a existência do Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal. O rapaz perde a noção e trai a entidade de maneira covarde.
Veja também:
Após fazer as pazes com Juma (Alanis Guillen), o filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) reencontra o velho. Ardiloso, ele tira uma foto sem que o andarilho perceba.
Mais tarde, Jove conta para a amada seu feito. Ele quer mostrar a foto para o pai, o único que não acredita que o Velho do Rio existe. Mas Juma fica uma fera com o namorado.
A onça critica o rapaz e diz que ele não deveria trair o velho. Depois, o próprio Velho do Rio surge na tapera e descobre o plano. Jove fica sem graça e pede desculpas.
Além disso, entrega um filme da câmera para a entidade, mas é um filme falso. Vale lembrar que Jove usa uma câmera analógica na novela, e não um aparelho digital.

Traição covarde
Mas tentar enganar o Velho do Rio custa caro para o rapaz. Jove corre para a fazenda para mostrar a foto da entidade para José Leôncio.
Entretanto, o homem que vira sucuri é mais esperto. Velho do Rio descobre a mentira e faz um feitiço para modificar a imagem.
Assim que revela a foto, Jove tem uma surpresa. A foto aparece com um feixe de luz, que borra toda a cara da entidade. José Leôncio não consegue ver nada e fica irritado.
Vale destacar que, na versão de 1990, Jove fez a foto escondido e não conseguiu captar o rosto da entidade. Com isso, José Leôncio descobre quem é o Velho do Rio somente no último capítulo de Pantanal.