Empoderada

Quem interpretou a cafetina Jacutinga na primeira versão da novela Renascer?

Dona do bordel, ela também é conselheira e tem um coração de ouro

Publicado em 23/01/2024

Jacutinga é uma cafetina dona do principal bordel da região de Ilhéus. Repleta de marcas da vida, a mulher não abaixa a cabeça nem para os poderosos coronéis de Renascer.

Coração de ouro, ela cuida de suas funcionárias como se fossem verdadeiras filhas. Além disso, é uma grande conselheira e a principal protetora de Maria Santa (Duda Santos), tanto que ela faz o parto de todos os filhos da esposa de José Inocêncio (Humberto Carrão).

No remake, Juliana Paes assumiu o papel. A atriz faz uma participação na primeira fase da trama, pois a cafetina decide fechar seu bordel e ir embora da cidade, para a tristeza de Norberto.

Em 1993, Jacutinga foi interpretada por Fernanda Montenegro. A grande atriz apareceu de forma inesquecível no início da novela de Benedito Ruy Barbosa.

Jacutinga (Juliana Paes), foi interpretada por Fernanda Montenegro
Jacutinga Juliana Paes foi interpretada por Fernanda Montenegro

Atualmente, Fernanda tem 94 anos de idade e é considerada uma das maiores artistas do país. Sua última novela foi A Dona do Pedaço, em 2019, curiosamente como a avó de Juliana Paes. Hoje em dia, ela faz pequenas participações em séries e outras produções.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade