Memória da TV

Quando O Beijo do Vampiro passou pela primeira vez? Quais as novelas da época?

Obra de Antônio Calmon foi exibida junto com tramas fracassadas

Publicado em 13/07/2022

O Beijo do Vampiro é reprisada atualmente pelo Canal Viva. A trama de Antônio Calmon passou pela primeira vez entre 26 de agosto de 2002 e 03 de maio de 2003.

A novela foi uma das mais longas da faixa das 19h. Conquistou grande público, sobretudo adolescente, e está na memória afetiva de muitas pessoas. Entretanto, a média de audiência foi baixa.

A produção entrou no lugar de Desejos de Mulher, novela de Euclydes Marinho que contou com um elenco de peso. Já a substituta foi Kubanacan, de Carlos Lombardi.

Tarcísio Meira e Glória Menezes em O Beijo do Vampiro (Globo/Gianne Carvalho)
Tarcísio Meira e Glória Menezes em O Beijo do Vampiro (Globo/Gianne Carvalho)

Quais as novelas da época?

Em 2002, Coração de Estudante era a novela das 18h da Globo. A trama escrita por Emanuel Jacobina e reformulada por Carlos Lombardi será reprisada pelo Canal Viva a partir de novembro.

Depois, em setembro de 2002, Sabor da Paixão entrou no lugar. A obra de Ana Maria Moretzsohn não deixou saudades e fracassou na audiência. Depois, em março de 2003, começou outra novela pouco lembrada: Agora é que são Elas, de Ricardo Linhares.

Na faixa das 21h, Esperança era a novela da vez quando O Beijo do Vampiro entrou no ar. Mas a trama de Benedito Ruy Barbosa entrou em crise. O autor saiu e Walcyr Carrasco terminou de escrevê-la, para o desgosto de Benedito, que odiou as mudanças do dramaturgo.

A partir de fevereiro de 2003, a novela foi substituída por Mulheres Apaixonadas, um verdadeiro fenônemo, que abriu uma fase maravilhosa para o horário nobre da Globo. Depois, vieram as aclamadas Celebridade, Senhora do Destino e América.

Sendo assim, O Beijo do Vampiro passou em uma época ruim para a emissora, que melhorou apenas quando a trama protagonizada por Tarcísio Meira acabou.

Helena (Christiane Torloni), Hilda (Maria Padilha) e Heloisa (Giulia Gam) em Mulheres Apaixonadas
Helena (Christiane Torloni), Hilda (Maria Padilha) e Heloisa (Giulia Gam) em Mulheres Apaixonadas

Nas outras emissoras

No SBT, foram exibidas três tramas nesse tempo (2002/2003): Marisol, Pequena Travessa e Jamais te Esquecerei. Nenhuma delas fez sucesso.

Na Record TV, nenhuma novela era transmitida na época. A dramaturgia foi reativada apenas em 2004 (com o fiasco Metamorphoses e o fenômeno A Escrava Isaura). O mesmo vale para a Band, que voltou a produzir novelas em 2005, com a teen Floribella.