Curiosidade

História de O Cravo e a Rosa foi reaproveitada em outra novela de Walcyr Carrasco

Trama de Petruchio se repetiu em Morde e Assopra

Publicado em 13/01/2022

Quem acompanha a novela O Cravo e a Rosa, reprisada atualmente na Globo, se diverte com as brigas entre Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves).

O caipira que protagoniza a história vive um grande drama: está prestes a perder a sua fazenda por conta de uma dívida. Para saná-la, pretende se casar com a filha de Batista (Luís Melo).

O banqueiro pagou a dívida de Petruchio e faz questão que ele seja seu genro. Mas Catarina não quer nem saber de casamento. Ela humilha o caipira e faz ele de gato e sapato.

Essa história do fazendeiro à beira da falência fez sucesso na trama das seis e foi reaproveitada dez anos depois em outra novela de Walcyr Carrasco.

Abner (Marcos Pasquim) e Júlia (Adriana Esteves) em Morde e Assopra (TV Globo / João Miguel Júnior)
Abner Marcos Pasquim e Júlia Adriana Esteves em Morde e Assopra TV Globo João Miguel Júnior

Fazenda em perigo

Em Morde e Assopra, trama do autor que foi ao ar em 2011, o enredo de fazenda em perigo foi repetido. Assim como Petruchio, o protagonista Abner (Marcos Pasquim) também tinha uma grande dívida.

Além de também ser um caipira, o fazendeiro estava com suas terras nas mãos de um banqueiro. Curiosamente, Luís Melo – o Batista de O Cravo e a Rosa – viveu o cobrador.

Sem condições de acertar tudo, Abner viu sua fazenda ir a leilão. Na mira do prefeito, as terras foram arrematadas pela mão de vaca Salomé (Jandira Martini), a ex-sogra do caipira.

Em meio a esse drama, Abner se apaixonou por Júlia (Adriana Esteves), uma personagem cheia de atitude, assim como Catarina. Eles protagonizaram diversas brigas, mas o amor falou mais alto e o casal ficou junto no final da novela.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade