Triste

Há 15 anos estreava Beleza Pura, primeira e única novela de autora que morreu precocemente

Dramaturga faleceu aos 46 anos de idade, um ano após escrever a trama

Publicado em 18/02/2023

Em fevereiro, mais precisamente no dia 18, estreava Beleza Pura na faixa das 19h da Globo. Há quinze anos, Andréa Maltarolli escrevia sua primeira e única novela na emissora. Infelizmente, ela morreu precocemente após finalizar a trama.

Um câncer de mama vitimou a dramaturga quando ela tinha apenas 46 anos de idade. Ela faleceu um ano depois do fim da novela, em setembro de 2009, em um hospital no Rio de Janeiro.

Andréa foi contratada pela Globo na década de 1990 e foi uma das criadoras de Malhação. Ela escreveu quatro temporadas da produção ao lado de Emanoel Jacobina. Além disso, esteve na equipe da Escolinha do Professor Raimundo e do Zorra Total.

Uma obra póstuma da autora foi ao ar cinco anos após a sua morte: Alto Astral, escrita por Daniel Ortiz. A novela, que a princípio se chamaria Buu, contou com argumento de Andréa e foi retrabalhada pelo autor. Nathalia Dill, Sérgio Guizé, Claudia Raia e Thiago Lacerda estrelaram a obra.

A autora Andréa Maltarolli
A autora Andréa Maltarolli

Única novela na Globo

Após tantas experiências, principalmente em obras humorísticas, Andréa Maltarolli foi escalada para escrever Beleza Pura. A novela estreou em 2008 no horário das sete, no lugar de Sete Pecados.

Pontuada pelo cenário das clínicas de estética, a trama abordou o drama de Joana (Regiane Alves), uma dermatologista que cresceu em um orfanato e tinha o sonho de encontrar a mãe. Mas ela não esperava disputar o amor de um homem com sua própria genitora.

Guilherme (Edson Celulari), um engenheiro aeronáutico, se apaixona pela mocinha, mas também vive um romance com Sônia (Christiane Torloni), a mãe “perdida” de Joana. Além disso, ele cai nas garras de Norma (Carolina Ferraz).

Apaixonada, ela arma um acidente de helicóptero no começo da trama para prejudicar o rapaz. Completando o time de protagonistas, estava Renato (Humberto Martins), um famoso cirurgião plástico que emprega e se apaixona por Joana.

Carolina Ferraz viveu Norma em Beleza Pura
Carolina Ferraz viveu Norma em Beleza Pura

Humor e personagens inesquecíveis

Beleza Pura foi marcada por forte presença do humor em todos os núcleos, típico da autora. Ela conseguiu fazer uma novela leve e bem cotada na época, com média de audiência de 28 pontos em São Paulo, dentro dos padrões da Globo.

A produção é marcada por um meme clássico, que ficou eternizado: “Eu sou rica”, dito pela vilã Norma (Carolina Ferraz) durante uma discussão com Guilherme (Edson Celulari). Na cena, a atriz quase se machuca ao jogar um abajur na parede, além de uma câmera vazar no final da sequência.

Além de Norma, outra personagem que caiu nas graças do público foi Rakelly, interpretada por Isis Valverde. Com um visual excêntrico, personalidade marcante e muitas pérolas, a mocinha elevou a carreira da atriz para outro patamar.

Marcelo Faria e Isis Valverde em Beleza Pura
Marcelo Faria e Isis Valverde em Beleza Pura

Outros destaques de Beleza Pura foram Zezé Polessa, como a ex-chacrete Ivete; Marcelo Faria, como o pedreiro Robson; Maria Clara Gueiros, como Suzy, a melhor amiga de Norma; Mônica Martelli, que precisou se vestir de homem para fingir ser o marido; Carol Castro, como a antagonista Sheila; entre outros.

Completando 15 anos de estreia, já está mais do que na hora de Beleza Pura ser reprisada. Entre as possibilidades, está uma reapresentação no Canal Viva (no lugar de Força de Um Desejo). Por outro lado, é uma boa aquisição para o catálogo do Globoplay.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade