
Como José Leôncio (Marcos Palmeira) descobre que é pai de José Lucas de Nada (Irandhir Santos)? A verdade vem à tona nos próximos capítulos de Pantanal de maneira inusitada.
Veja também:
Tudo começa quando ele chega em terras pantaneiras. Após ter seu caminhão roubado, decide mudar de vida e aceita uma proposta de trabalho de Túlio (Jackson Antunes).
Ele se torna peão de comitiva e o destino o leva até a fazenda de Leôncio. O pai de Jove (Jesuíta Barbosa) fica chocado com a semelhança entre o rapaz e Joventino, seu pai desaparecido.
Por isso, começa a questionar o passado do forasteiro. E é por meio de um detalhe inusitado que acontece a grande descoberta.

Passado vem à tona
Durante uma conversa, Leôncio pergunta qual é o nome do pai de José Lucas. Em um primeiro momento, ele mente, mas depois volta atrás.
O peão diz que nasceu de pai desconhecido. Sua mãe morava em uma currutela e se chamava Generosa. O nome da mulher deixa José Leôncio encucado.
Tudo fica mais claro quando José Lucas afirma que nasceu em Goiás. Além disso, conta que sua mãe falava muito de um peão de comitiva chamado Joventino.

Nessa hora, o fazendeiro pensa que o forasteiro é seu irmão, filho de seu pai. Mas um detalhe muda tudo. O peão diz que sua mãe não ficou com Joventino, mas com um rapaz que chamava de mineirinho.
“Minha mãe se deitou com o filho dele. Ela chamava de mineirinho, porque não se lembrava do nome dele!”, dispara José Lucas.
José Leôncio se lembra do passado com Generosa e mata a charada. Os dois, porém, ficam sem jeito e sem ação tamanha revelação.