
Vinte anos se passam e Juma (Alanis Guillen) atinge a maioridade. Nos próximos capítulos de Pantanal, ela se torna uma linda mulher, mas age como bicho, já que foi criada pela mãe distante da sociedade.
Veja também:
- Doutor Rodrigo prova que é herói e toma atitude para salvar Aline e seus filhos em Terra e Paixão
- Prestes a cavar a cova de Agatha, Angelina abre a boca de sacola e revela a identidade da filha secreta de Antônio em Terra e Paixão: "Eu sempre soube!"
- Antes de morrer, Antônio coloca a boca no trombone e revela o maior segredo de Ramiro em Terra e Paixão: "Pai e filho!"
Juntas em uma tapera nas terras de José Leôncio (Renato Góes), Juma e Maria Marruá (Juliana Paes) se viram como podem, sempre com uma espingarda perto para se livrarem dos forasteiros.
Devido ao comportamento, elas são vistas como rebeldes pelo povo do local. O apelido, marruá, refere-se a bois bravos do local, como as duas agem ao ver alguém desconhecido.
Em meio à criação, Maria faz da filha a sua cópia. Ela se torna arredia e distante dos homens, sem confiar em ninguém após tantas tragédias envolvendo seu marido e seus filhos.
Com isso, um boato corre solto. Todos acreditam que Maria é capaz de virar onça para proteger a filha, fato que deixa Juma encucada.

Juma questiona Maria sobre lenda
A tal lenda chega aos ouvidos de Juma, que decide tirar a prova com a mãe. Durante uma conversa, Maria comenta que viu uma onça de perto, mas que o animal não a atacou.
Juma fica surpresa, mas tem uma explicação. “Ela sabe que a senhora é Maria Marruá. Que também vira onça na noite de lua cheia”, afirma.
Maria sorri. “Deixa eles pensar isso…”, diz, sem dar detalhes. Mas Juma quer saber o que realmente acontece. Ela aproveita para fazer uma pergunta comprometedora. “Mas a senhora vira mesmo, mãe?”, questiona.
A mulher-onça fica um tempo em silêncio. Depois, desconversa. “Deixa de bobagem, filha…”, conta, saindo em seguida, fugindo da lenda que está envolvida.