Punição

Eliúde toca na Arca da Aliança? Saiba se o personagem de Reis existiu na Bíblia

Personagem de Igor Cotrim tem final trágico

Publicado em 13/04/2022

A devolução da Arca da Aliança pelos filisteus vai causar reviravoltas nos próximos capítulos de Reis. Eliúde (Igor Cotrim) e os israelitas comemoram, mas acabam indo longe demais em sua emoção.

Magoado, o rapaz acabou se afastando de Deus e tem mostrado toda a sua revolta, inclusive cultuando outros deuses. Entretanto, uma atitude do marido de Ábila (Vanessa Bueno) vai longe demais.

Ao receberem a Arca de volta, os homens comemoram. Eles ganham até presentes junto ao artefato, como tumores de ouro em formato de animais. Como agradecimento, fazem um sacrifício a Deus.

Acontece que Eliúde fica tentado a cometer um pecado. Ele encoraja os homens a tocarem e abrirem a Arca, desobedecendo assim uma norma divina. Com isso, o rapaz acaba tendo um destino trágico.

Como a Arca só pode ser tocada pelos sacerdotes, Eliúde acaba sendo duramente punido e paga com a vida, para o desespero de sua mulher.

Eliúde (Igor Cotrim) em Reis
Eliúde Igor Cotrim em Reis

Eliúde existiu na Bíblia?

Com o destaque em Reis, muita gente se pergunta se Eliúde existiu na Bíblia. Entretanto, trata-se de um personagem fictício, criado especialmente para a série da Record TV.

Por meio do rapaz desobediente, a autora quer ilustrar a punição que ele e demais homens recebem ao tocar e abrir a Arca da Aliança.

Ou seja, a trajetória e o final de Eliúde é uma representação do que é descrito no livro de Samuel. “Setenta homens de Bete-Semes olharam para dentro da Arca da Aliança, por isso Deus os matou”, destaca o Livro Sagrado.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade