Clássico

Com Tony Ramos em dose dupla, novela da década de 1980 ganha nova chance na Globo

Aclamada trama de Manoel Carlos contou com grande elenco

Publicado em 23/08/2023

Um grande clássico da década de 1980 ganha nova chance na Globo. Com Tony Ramos em dose dupla, a novela Baila Comigo será resgatada pela emissora.

Primeira trama de Manoel Carlos no horário nobre, a produção será disponibilizada na íntegra no Globoplay, a partir do dia 28 de agosto.

Aclamada, Baila Comigo é marcada pelos protagonistas João Victor e Quinzinho, os filhos de Helena (Lilian Lemmertz), que criou apenas um dos irmãos. Eles foram vividos por Tony Ramos, em um dos momentos mais desafiadores de sua longa carreira.

Clássico dos anos 1980

Baila Comigo foi exibida entre março e setembro de 1981. A novela contou com a primeira Helena de Manoel Carlos, uma mulher que se envolve e engravida de um homem casado.

Joaquim (Raul Cortez), envolvido com a rica Martha (Tereza Rachel) não aceita se separar e fica com um dos meninos, João Victor, que cresce ao lado do pai em Portugal e se torna um tímido advogado.

Por outro lado, Helena cria Quinzinho, um rapaz extrovertido e o oposto do irmão. Ela se casa com o médico Plínio (Fernando Torres) e recomeça a sua vida, mas sempre atormentada pelo segredo do passado.

Como um irmão não sabia da existência do outro, o grande momento da novela foi a cena do encontro, na reta final, quando ficaram frente à frente. Em uma época com poucos recursos, Tony Ramos foi bastante elogiado pelo trabalho.

Tony Ramos em Baila Comigo, trama que será reprisada pelo Viva
Tony Ramos em Baila Comigo (Divulgação)

Mas, para o intérprete, não foi difícil dar uma personalidade diferente para cada gêmeo. Para se ter ideia, ele usou apenas recursos de postura corporal, voz e respiração para distinguir um irmão do outro.

Já as interações entre eles eram gravadas separadamente, com o vídeo dividido em duas partes. “Baila Comigo trouxe para mim um dos momentos mais desafiantes da minha carreira, de fazer esses gêmeos sem nenhum artifício”, disse Tony em uma entrevista.

Além do drama principal, a novela lançou moda por meio da personagem de Betty Faria e ainda causou polêmica ao abordar o caso de um negro com uma branca. Na época, o envolvimento de Otto (Milton Gonçalves) e Letícia (Beatriz Lyra) não foi aceito e escancarou o preconceito do público.

Com grandes estrelas, como Fernanda Montenegro, Carlos Zara, Reginaldo Faria, Susana Vieira, Lauro Corona, entre muitos outros; Baila Comigo marcou 55 pontos de média de audiência, índice que despencou com a sucessora, a problemática Brilhante.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade