
Nos próximos capítulos de Pantanal, Guta (Julia Dalavia) chega de mala e cuia à casa de Zuleica (Aline Borges). A moça vai acompanhar Tenório (Murilo Benício) e Marcelo (Lucas Leto) em uma viagem para São Paulo. Será o primeiro contato dela com a amante do pai e os irmãos.
Veja também:
A presença da filha de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) deixa a enfermeira aterrorizada. E não é para menos. Guta se transforma no pior pesadelo de Zuleica.
Para proteger a mãe, a militante esquece a sororidade na fazenda e começa a discutir com a “outra”. Ela começa jogando indiretas, mas depois o caldo entorna de vez.
Guta dá a entender que Zuleica é uma interesseira. Ou seja, só aceitou ficar com Tenório porque ele é rico e mais velho. Assim, podia tirar dinheiro do fazendeiro.
A mãe de Marcelo tenta manter uma relação cordial com a “enteada”, mas nada dá certo. Os rapazes precisam até interferir para evitar que o conflito passe dos limites.

Não foi assim em 1990
A transformação de Guta em megera é uma alteração do autor Bruno Luperi em relação à Pantanal de 1990. Na versão original da Manchete, a personagem não mudou.
Ao chegar na casa de Zuleica, Guta se mostrou muito respeitosa. Obviamente, o climão aconteceu, mas Guta não peitou e nem fez acusações para a segunda esposa de Tenório.
Elas conversaram sobre a situação, mas a Guta de 1990 sempre entendeu que o problema maior era o pai. Não se tratava de uma questão única de Zuleica ou de sua mãe, Maria.
Sendo assim, a Guta de 2022 deixa o discurso militante de lado e abraça a hipocrisia ao tocar o terror com Zuleica. Mas a relação deve mudar aos poucos, sobretudo quando a enfermeira revelar que Marcelo não é filho biológico de Tenório.