Novo rumo

Atriz de O Rei do Gado perdeu parente famoso e precisou mudar de profissão para sobreviver

Artista se destacou na trama rural como a empregada de Bruno Mezenga

Publicado em 14/04/2023

Lurdinha de O Rei do Gado, Iara Jamra mudou bastante após o papel. Vinte e sete anos após a novela, a empregada de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) fez outros personagens na TV, mas precisou mudar de profissão durante um tempo para sobreviver. Além disso, ela encarou a morte de um parente famoso.

Com 67 anos atualmente, a aclamada atriz se destacou na produção de Benedito Ruy Barbosa. Fofoqueira, a personagem dava pitaco na vida dos patrões com os companheiros Júlia (Maria Helena Pader) e Dimas (Paulo Coronato).

Além disso, a empregada viveu um romance com Saracura, o violeiro interpretado por Sérgio Reis. Com tanta revelância na reprise, muita gente quer saber por onde anda a veterana.

Iara Jamra
Iara Jamra

Família famosa

Com mais de trinta anos de carreira, Iara Jamra estreou na Globo na década de 1980. A partir daí, foi escalada para diversas novelas na emissora.

A aclamada atriz ainda participou de tramas em outros canais, como SBT e Record TV. Recentemente, ela apareceu na reprise de Amor Sem Igual, produção em que viveu Yara.

Além da profissão, pouca gente sabe que a atriz tem parentes famosos. Ela é sobrinha do inesquecível Antônio Abujamara, que faleceu em 2015, aos 82 anos; e prima do músico e ator André Abujamra.

“Para minha carreira de atriz, ele foi um deleite. Na questão familiar, ele sempre demonstrou união e aproximação”, revelou Iara na época da morte do veterano.

Antônio Abujamra
Antônio Abujamra

Nova profissão

Atualmente, a Lurdinha de O Rei do Gado se dedica a atividades no Teatro e no Cinema. Sua última aparição na TV foi na série Aruanas, em 2021.

Em meio à trajetória nas telinhas e sem muitos convites para atuar, Iara começou a se dedicar a uma profissão inusitada. Ela se aprimorou em artesanato e começou a confeccionar peças de cerâmica para vender em praças.

“Não é fácil, é um ofício. Fiz brincando e acabou rolando, mas não dá para fazer sozinha. Agora vou chegar em casa, [se ficar] dois, três dias sem fazer nada já fico louca, invento, faço uma leva e depois comercializo”, disse ao UOL.

Iara Jamra em O Rei do Gado e atualmente
Iara Jamra em O Rei do Gado e atualmente

Sobre a fama de interpretar muitas empregadas nas novelas, a atriz disse que não se incomoda nem um pouco. “Adoro fazer empregada, não tenho nenhum problema. Tem gente que reclama que só faz galã, bonzinho ou vilão. Mas é muito difícil fazer coisas diferentes na TV. Acho que é o meu tipo, minha voz. Sou meio hippiezinha, caipira, tenho sotaque muito paulistano e me jogam para o interior”, revelou.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade