
Romildo Rosa (Milton Gonçalves) é um dos personagens mais intragáveis de A Favorita. O político corrupto prejudica várias pessoas, mas tem um ponto fraco. Além disso, o passado do crápula inclui até um filho misterioso.
Veja também:
- Jonatas cai para trás ao descobrir a identidade do homem que abusou de Graça em Terra e Paixão: “Me incomodou”
- Antes de morrer, Antônio cai para trás ao descobrir qual é o segredo de Ramiro em Terra e Paixão: "Pai e filho"
- Antes de morrer, Agatha abre a boca de sacola e revela para Gentil a identidade de seu filho secreto em Terra e Paixão
Ele começa a trama em conflitos com Alícia (Taís Araújo). A moça não concorda com as tramoias do pai e busca incentivo para seguir sua carreira na Arte.
Acontece que Romildo detona tudo o que ela faz. Os conflitos aumentam a ponto de Alícia sair de casa, mudando totalmente de vida e ficando pobre.
Já Didu (Fabrício Boliveira) é viciado em álcool. Seu pai quer transformá-lo em prefeito da cidade de Triunfo, mas o rapaz não se ajuda. Sem tomar jeito, ele não chega perto de vencer as eleições.
Caso do passado
Sem conseguir controlar os filhos, Romildo vai buscar conforto no passado. Não demora para o público descobrir que o político teve um caso com Arlete (Angela Vieira).
O vilão ainda ama a assessora de Gonçalo (Mauro Mendonça), mas ela não quer vê-lo nem pintado de ouro. Arlete guarda um segredo em relação ao homem, que será revelado na reta final.
Na verdade, ela teve um filho com Romildo. O bastardo é Damião (Malvino Salvador), líder operário que depois se torna o assessor de Elias (Leonardo Medeiros).

Damião se torna um dos principais opositores de Romildo. Por isso, ficará chocado ao saber que o crápula é seu pai. Isso acontece depois que ele se envolve em uma briga.
Entre a vida e a morte, Damião será salvo por seu pai, que vai custear todo o tratamento. A partir daí, Romildo tenta se tornar uma pessoa melhor.