Clássico

5 curiosidades sobre Tropicaliente, que estreia no Globoplay

Trama de Walther Negrão virou fenômeno na Rússia e bombou o turismo no Ceará

Publicado em 14/02/2022

A novela Tropicaliente estreou no Globoplay nesta segunda (14). A história de Walther Negrão foi exibida originalmente em 1994, protagonizada por Herson Capri e Silvia Pfeifer.

As praias nordestinas serviram de cenário para a trama, gravada no estado do Ceará. Um grande sucesso de audiência, foi reprisada duas vezes: em 2000, no Vale a Pena Ver de Novo; e em 2014, no Canal Viva.

Uma das novelas mais lembradas dos anos 1990, é repleta de curiosidades:

Fenômeno no exterior

Tropicaliente foi vendida para mais de 14 países, se tornando um grande fenômeno na Rússia. Por lá, a trama foi exibida duas vezes, com o título de Mulher Tropical.

Para se ter ideia, ao comprar a novela Mulheres de Areia, os russos a batizaram como uma espécie de Tropicaliente 2, só porque também se passava no litoral.

Herson Capri e Silvia Pfeifer em Tropicaliente (Reprodução/Globo)
Herson Capri e Silvia Pfeifer em Tropicaliente ReproduçãoGlobo

Várias estreias

A história marcou a estreia de Giovanna Antonelli, Daniela Escobar e Marcio Garcia nas novelas. O ator era Cassiano, o destaque jovem da trama, que se envolvia com Dalila (Carla Marins).

Homenagem a autor

O protagonista Cassiano ganhou esse nome em homenagem ao autor Cassiano Gabus Mendes. Ele faleceu no ano anterior à estreia da novela, em 1993.

Grande parceiro de Walther Negrão, o dramaturgo é responsável por grandes sucessos na emissora, como Ti-ti-ti e Plumas e Paetês.

Daniela Escobar e Carla Marins em Tropicaliente (Reprodução/Globo)
Daniela Escobar e Carla Marins em Tropicaliente ReproduçãoGlobo

“Continuação” flopada

Dez anos após o sucesso de Tropicaliente, Negrão criou outra novela com o mesmo cenário, intitulada Como uma Onda. A trama, porém, foi mediana e esquecida pelo público.

Para se ter ideia, o autor trouxe até Manjubinha (Paco Sanches), personagem de Tropicaliente, para a nova novela. Mas, embora com um elenco estrelar, a história não atraiu os telespectadores.

Anos depois, Negrão conseguiu maior destaque com outra novela praiana, Flor do Caribe, reprisada recentemente. Já em Sol Nascente, o núcleo litorâneo não deu certo, assim como a novela toda, que acabou fracassando.

Turismo no Ceará

Gravada com o apoio do governo do Ceará, Tropicaliente ajudou a aumentar o interesse turístico pelo estado.  Mesmo na baixa temporada, maior parte dos meses que a novela passou no ar, houve um aumento de 30% no número de turistas que visitaram o estado. 

Saiba mais curiosidades e tudo sobre a novela Tropicaliente

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade