
Valentina Herszage, a Flávia de Quanto Mais Vida, Melhor!, deu um pulo no Texas com seu novo filme, o suspense evangélico Raquel 1:1.
Veja também:
Mais precisamente, ela foi até a cidade de Austin, onde acontece o SXSW 2022, que vai até 20 de março nos Estados Unidos.
Trata-se de um badalado festival internacional, voltado à criatividade e inovação, com muita música, cinema, design e palestras sobre tecnologia, comportamento e indústria cultural.
A atriz de Quanto Mais Vida, Melhor! é a protagonista do único representante do cinema brasileiro presente no festival.
O longa-metragem Raquel 1:1 é um suspense com temática ligada a religião e à Bíblia. O filme teve exibição na última sexta-feira na programação do festival.
Valentina postou fotos no seu Instagram, onde disse que também estava comemorando o aniversário na cidade norte-americana.
O mesmo fez o Secretário Estadual da Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. A Secretaria deu recursos para a finalização do filme por meio de edital do programa ProaCSP.
Pelo papel, Valentina Herszage venceu o prêmio de melhor interpretação Bisatto d’Oro, no Festival de Veneza.
No filme, a atriz vive Raquel, uma adolescente religiosa que retorna à pacata cidade onde nasceu em busca de uma vida nova junto ao seu pai.
De acordo com a sinopse da história (o filme ainda é inédito nas telas), em seus primeiros dias, ela passa por uma experiência misteriosa durante a qual acredita ter recebido uma importante e controvérsia missão relacionada à Bíblia.
Com suas novas amigas, um grupo de garotas evangélicas da igreja local, Raquel mergulha na sua espiritualidade e revive traumas profundos do passado.
Sob apoio de alguns e condenação de outros, Raquel tenta se balancear em um inquietante espiral de fé, razão e loucura.
Pôster

No SXSW 2022, Raquel 1:1 concorre na Excellence in Poster Design Competition, competição do festival que premia os melhores pôsteres de filmes da temporada.
Gus Kondo é o artista responsável pela criação do cartaz do filme, com apoio de Rodolfo Gart e Gabinete Gráfico e fotografia feita por Vans Bumbeers.
Kondo diz que a inspiração para o pôster veio de filmes de terror contemporâneos dirigidos e/ou protagonizados por mulheres, como Saint Maud, Raw, Midsommar e A Bruxa.
“Junto a isso, buscamos subverter elementos religiosos da nossa cultura, como o formato dos vitrais de igrejas e as imagens de santas brasileiras”, conta Gus Kondo sobre sua inspiração.
O filme, ainda sem data de estreia no Brasil, terá distribuição da O2 Play.
A produção também contou com apoio do programa Brasil no Mundo, do Projeto Paradiso, para estar presente no SXSW.
Claraluz Filmes é a produtora do longa-metragem, com roteiro e direção de Mariana Bastos.
Emilio de Mello, Eduarda Samara e Ravel Andrade atuam ao lado de Valentina Herszage.
O festival
O SXSW (uma abreviação para South by Southwest) é um festival que reúne anualmente participantes do mundo todo.
Com sede em Austin/Texas, o evento agora voltou a ser presencial após dois anos.
A edição de 2020 tinha sido cancelada e a do ano passado aconteceu em formato virtual por conta da pandemia da Covid-19.
O Brasil nos últimos anos tem marcado forte presença neste evento.
Na última edição presencial do festival, em 2019, o País tinha respondido pelo maior número de inscritos de fora dos Estados Unidos.
A TV Globo também é uma das empresas de mídia do Brasil que enviou representantes para o SXSW.
Na semana passada, a emissora realizou o Upload.
Nele, seus profissionais citaram a programação que escolheram como destaque do imenso festival do Texas.