TVs têm programação especial sobre atentados do 11 de setembro

Canais da televisão aberta, TV por assinatura e streaming dedicam especiais à data

Publicado em 10/09/2021 14:21
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

As TVs prepararam para este 11 de setembro toda uma programação especial para relembrar os 20 anos dos ataques terroristas às Torres Gêmeas de Nova York e também ao prédio do Pentágono, em Washington.

Os voos número 11, 175, 77 e 93 daquela data das companhias American Airlines e United Airlines foram alvos do maior atentado suicida no mundo ocidental. Foram no total quase três mil mortos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A data, que ficou eternizada como ataques do 11 de setembro, marcou definitivamente o mundo e as relações internacionais no início do século 21. Confira os destaques nos canais:

History Channel

População de Nova York nas ruas olha para as Torres Gêmeas: especial do History sobre os 20 anos dos atentados. Foto: Divulgação

O History já leva ao ar a partir desta sexta-feira (10) cinco novos documentários, com depoimentos inéditos e material exclusivo, que abordam as teorias conspiratórias sobre os atentados nos Estados Unidos, os quatro voos sequestrados pelos terroristas, a história das Torres Gêmeas, o ataque ao Pentágono e a caçada ao terrorista Osama Bin Laden.

Dono de um extenso material sobre o tema, o History exibiu ao longo destes  20 anos mais de 70 horas de programação inédita sobre os ataques terroristas.

Também produziu mais de 60 peças de conteúdo digital original e recebeu quatro prêmios Emmy pelo documentário 102 minutos que Mudaram o Mundo, de 2009, que reuniu imagens de mais de cem fontes individuais.

Na sexta-feira, há dois programas:  Teorias da Conspiração (20h15) e 11/9: Os Quatro Voos Fatais  ( 22h).

Já no sábado, tem: Ataque ao Pentágono (19h45),  World Trade Center: Antes e Depois da Queda (20h40) e Caçada a Bin Laden: a Missão Revelada (22h20).

Além disso, os documentários 102 minutos que mudaram o mundo, 11/9 Código Angel, Os Últimos Minutos do Voo 93, Dias que marcaram a história e Isis: Terrorismo Extremo estão disponíveis no VOD do History 2.

CNN Brasil

A CNN Brasil já começa o sábado (11) com alteração na sua grade normal. Transmitirá a programação da CNN dos Estados Unidos, a partir das 8h da manhã deste sábado. Está previsto um pronunciamento do presidente dos EUA, Joe Biden.

TV Cultura

Produzido pelo departamento de Jornalismo da TV Cultura, o documentário Onde Você Estava em 11 de Setembro? vai ao ar no sábado (11/9), às 20h15.

Em seguida, a emissora traz outro documentário curioso sobre a data: Dia da Boa Notícia. O filme conta a curiosa história do portal IG, uma das maiores audiências de jornalismo do Brasil naquele momento.

O portal havia programado e anunciado para 11 de setembro de 2001 uma edição diária só com boas notícias, mas claramente algo não estava previsto.

BandNews

Na BandNews TV, na manhã do sábado (11),  das 8h às 9h, o programa especial sobre os 20 anos dos ataques às Torres Gêmeas traz os jornalistas Eduardo Barão, diretamente dos Estados Unidos, e Eduardo Castro, dos estúdios do canal em São Paulo, no comando da atração.

O programa conta com participações do então embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Barbosa, de outro embaixador, Sérgio Amaral, além dos jornalistas Jamil Chade, Felipe Kieling e Yan Boechat.

A cobertura traz entrevistas de especialistas, como dos professores Reginaldo Nasser, autor de livros sobre conflitos internacionais, e de Gunther Rudzit, especialista em segurança internacional, além de sobreviventes e parentes de vítimas do 11 de Setembro.

Globoplay aberto

Já no Globoplay chega a série documental Retratos de uma Guerra Sem Fim, disponível a partir de sábado (11), inclusive para não assinantes. Nela, o correspondente Marcos Uchôa visita os Estados Unidos e países do Oriente Médio.

São quatro episódios, mostrando os cenários no mundo antes e depois dos atentados, as guerras originadas e suas repercussões, que chegam até o noticiário atual, com a crise no Afeganistão. Para contar essa história, o jornalista passa por países como Paquistão, Iraque, Irã, Síria e Líbano, além dos Estados Unidos.

A GloboNews exibe o primeiro episódio no domingo, dia 12, às 23h.

Com o olhar de quem viu de perto as consequências de duas décadas de guerra, as quedas de governos e os impactos na economia mundial, o documentário relata como começaram as ameaças do grupo extremista Talibã aos EUA, relembra detalhes do dia do ataque e o início da Primavera Árabe, que culminou em uma série de revoltas populares em mais de 10 países no Oriente Médio.

São apenas retratos, momentos pequenos no tempo, na tragédia vivida por vários países. É uma espécie de janela aberta de um pouquinho desse mundo dramático dos últimos 20 anos. E são lugares bem exóticos. Afeganistão, Iraque, Irã, Síria, Arábia Saudita, Paquistão, Tunísia, a produção tem imagens lindas feitas por três cinegrafistas ótimos que trabalharam comigo. É um privilégio ser um repórter brasileiro e ter conhecido e contado essa história. De certa forma, essa série é também um dos retratos do meu trabalho”, afirma Marcos Uchôa.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio