A televisão aberta segue na liderança na atração de recursos dos anunciantes do mercado publicitário no Brasil.
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O conjunto dos canais representa 50,5% do volume total, abocanhando R$ 6,1 bilhões – aproximadamente metade de todo o bolo brasileiro de publicidade.
Em seguida, vem a Internet com 29,6%, correspondentes a R$ 3,6 bilhões.
Os dados são do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que acaba de publicar o balanço dos investimentos em mídia no mercado brasileiro.
O investimento relatado corresponde ao período de janeiro a setembro de 2021.
Com um volume total reportado de R$ 12,2 bilhões, investidos em todos os meios, o levantamento detalha as verbas destinadas a todos os meios de comunicação: TV aberta, Internet, Mídia Exterior (out-of-home), TV por Assinatura, Rádio, Jornal, Revista e Cinema.
Mídia Exterior, a chamada OOH (out-of-home) abocanhou R$ 992 milhões, ou 8,1% do total.
TV por assinatura fica com 5,4%, equivalentes a R$ 661,8 milhões.
Veja gráfico com todos os meios e valores investidos.
Os índices dizem respeito ao movimento no mercado brasileiro efetuado por 291 agências de publicidade (239 matrizes e 52 filiais) de todo o País.
Em relação ao bolo registrado no mesmo período de tempo em 2020, os investimentos deste ano são cerca de 37% superiores.
Veja a divisão do bolo em 2021 em formato de gráfico
Entretanto, em 2020 o número de agências consultadas no levantamento era menor, com 217 participando do estudo.
No primeiro semestre deste ano, o bolo do mercado tinha crescido 28% acima do verificado no mesmo período do ano passado.
O CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão é um sistema que totaliza dados referentes a compras de mídia realizadas e veiculadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes.
Não são obtidos pelo sistema os dados reais negociados individualmente em cada negociação por empresas.