Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Anunciantes

TV aberta fica com metade das verbas de publicidade no Brasil

Levantamento do Cenp de janeiro a setembro registra movimento total de R$ 12,2 bilhões

Publicado em 20/12/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A televisão aberta segue na liderança na atração de recursos dos anunciantes do mercado publicitário no Brasil.

O conjunto dos canais representa 50,5% do volume total, abocanhando R$ 6,1 bilhões – aproximadamente metade de todo o bolo brasileiro de publicidade.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Em seguida, vem a Internet com 29,6%, correspondentes a R$ 3,6 bilhões.

Os dados são do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que acaba de publicar o balanço dos investimentos em mídia no mercado brasileiro.

O investimento relatado corresponde ao período de janeiro a setembro de 2021.

Com um volume total reportado de R$ 12,2 bilhões, investidos em todos os meios, o levantamento detalha as verbas destinadas a todos os meios de comunicação: TV aberta, Internet, Mídia Exterior (out-of-home), TV por Assinatura, Rádio, Jornal, Revista e Cinema.

Mídia Exterior, a chamada OOH (out-of-home) abocanhou R$ 992 milhões, ou 8,1% do total.

TV por assinatura fica com 5,4%, equivalentes a R$ 661,8 milhões.

Veja gráfico com todos os meios e valores investidos.

Quadro dos investimentos por tipo de mídia no período de jan-set 2021. fonte: CENP – Dez/2021

Os índices dizem respeito ao movimento no mercado brasileiro efetuado por 291 agências de publicidade (239 matrizes e 52 filiais) de todo o País.

Em relação ao bolo registrado no mesmo período de tempo em 2020, os investimentos deste ano são cerca de 37% superiores.

Veja a divisão do bolo em 2021 em formato de gráfico

Gráfico da divisão poro meios no período de Jan-Set 2021. Fonte: CENP-Dez/2021

Entretanto, em 2020 o  número de agências consultadas no levantamento era menor, com 217 participando do estudo.

No primeiro semestre deste ano, o bolo do mercado tinha crescido 28% acima do verificado no mesmo período do ano passado.

O CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão é um sistema que totaliza dados referentes a compras de mídia realizadas e veiculadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes.

Não são obtidos pelo sistema os dados reais negociados individualmente em cada negociação por empresas.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....