Anunciantes

TV aberta fica com metade das verbas de publicidade no Brasil

Levantamento do Cenp de janeiro a setembro registra movimento total de R$ 12,2 bilhões

Publicado em 20/12/2021

A televisão aberta segue na liderança na atração de recursos dos anunciantes do mercado publicitário no Brasil.

O conjunto dos canais representa 50,5% do volume total, abocanhando R$ 6,1 bilhões – aproximadamente metade de todo o bolo brasileiro de publicidade.

Em seguida, vem a Internet com 29,6%, correspondentes a R$ 3,6 bilhões.

Os dados são do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que acaba de publicar o balanço dos investimentos em mídia no mercado brasileiro.

O investimento relatado corresponde ao período de janeiro a setembro de 2021.

Com um volume total reportado de R$ 12,2 bilhões, investidos em todos os meios, o levantamento detalha as verbas destinadas a todos os meios de comunicação: TV aberta, Internet, Mídia Exterior (out-of-home), TV por Assinatura, Rádio, Jornal, Revista e Cinema.

Mídia Exterior, a chamada OOH (out-of-home) abocanhou R$ 992 milhões, ou 8,1% do total.

TV por assinatura fica com 5,4%, equivalentes a R$ 661,8 milhões.

Veja gráfico com todos os meios e valores investidos.

Quadro dos investimentos por tipo de mídia no período de jan set 2021 fonte CENP Dez2021

Os índices dizem respeito ao movimento no mercado brasileiro efetuado por 291 agências de publicidade (239 matrizes e 52 filiais) de todo o País.

Em relação ao bolo registrado no mesmo período de tempo em 2020, os investimentos deste ano são cerca de 37% superiores.

Veja a divisão do bolo em 2021 em formato de gráfico

Gráfico da divisão poro meios no período de Jan Set 2021 Fonte CENP Dez2021

Entretanto, em 2020 o  número de agências consultadas no levantamento era menor, com 217 participando do estudo.

No primeiro semestre deste ano, o bolo do mercado tinha crescido 28% acima do verificado no mesmo período do ano passado.

O CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão é um sistema que totaliza dados referentes a compras de mídia realizadas e veiculadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes.

Não são obtidos pelo sistema os dados reais negociados individualmente em cada negociação por empresas.

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