Telejornalismo de agronegócio também sofre com a crise

Globo Rural, da TV Globo, dispensa equipe e fecha núcleo dedicado a natureza; Canal Rural demite e faz reestruturação

Publicado em 25/10/2021 14:33
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Embora o agronegócio seja uma das áreas propulsoras da economia brasileira e um dos setores exportadores menos prejudicados na atual crise, o telejornalismo dedicado a sua cobertura não está livre de cortes.

Pelo menos em dois canais importantes, houve redução recente de equipe: na TV Globo, no programa Globo Rural; e na emissora dedicada ao assunto, Canal Rural.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No Globo Rural, houve baixas na equipe em São Paulo, com o fim de um núcleo dedicado à cobertura de natureza da atração.

Já o Canal Rural também efetivou dispensas na equipe – a reportagem apurou que o número de dispensados chegou a 30 profissionais.

Globo Natureza

O núcleo responsável pela produção do quadro Globo Natureza, no Globo Rural, foi desfeito, e o programete chegou ao fim.

Era um trio de profissionais responsáveis pela atração de um minuto. Eles também atuavam para produção de grandes reportagens sobre o tema para os demais telejornais e programas da emissora.

O quadro Globo Natureza estava sem patrocínio desde o início da pandemia, em 2020.

A redução na TV Globo se soma a algumas que vêm acontecendo nas últimas semanas no jornalismo e área de esportes na emissora. Nomes como Alberto Gaspar, Roberto Paiva e Ari Peixoto foram recentemente desligados da empresa.

Este último trimestre do ano corresponde em muitas empresas a um período de ajustes e de planejamento para o próximo ano.

Procurada, a TV Globo disse por meio de sua assessoria de imprensa que não se pronuncia sobre demissões. Mas o departamento informou que a cobertura da área socioambiental no Globo Rural continuará da mesma maneira.

Canal Rural

Noticiário Mercado & Companhia, do Canal Rural. Foto: Reprodução/YouTube

Já o Canal Rural diz que está promovendo a reestruturação de suas operações. O objetivo é dar foco aos seus principais produtos e aumentar a presença no interior do Brasil. Em função disso, a emissora informou que alguns projetos estão passando por mudanças e outras iniciativas, envolvendo parceiros de tecnologia e comunicação, estão sendo preparadas.

A emissora não detalhou os cortes efetuados, mas afirma que no próximo mês haverá novidades na emissora. Diz o comunicado oficial do Canal Rural:

Em novembro, na celebração dos 25 anos da empresa, serão anunciadas diversas iniciativas que visam aumentar a produção de conteúdo nas principais regiões do agronegócio e também ampliar a distribuição de sinal, tanto no ambiente online quanto off-line”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio