Engajamento

Rayssa Leal é campeã nas redes sociais da Olimpíada de Tóquio

Skatista brasileira medalha de Prata conquistou mais curtidas nos perfis do Comitê Olímpico Internacional

Publicado em 02/08/2021

Na metade do evento, as Olimpíadas de Tóquio já geraram 3,7 bilhões de engajamentos em postagens de mídia social em canais como TikTok, Instagram, Facebook, Weibo e Twitter.  E os principais tweets foram sobre Rayssa Leal, a medalhista de Prata do skate brasileiro de 13 anos. Ela é até agora a atleta com maior volume de interações no perfil oficial #Olympics, tendo atraído 490 mil curtidas.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) mensurou que houve um forte crescimento entre os jovens em torno do skate, que atraiu mais de 700 mil usuários da web e de aplicativos em apenas dois dias.

De acordo com o COI, o volume de interações diárias nos canais oficiais da Olimpíada já dobrou em relação à Rio2016, com os fãs em casa particularmente interessados, além do skate, também no surfe.

Mas os organizadores da Olimpíada também consideram que aumentou o interesse em todas as faixas etárias. As contas de mídia social das Olimpíadas somam 75 milhões de seguidores.

A postagem sobre Rayssa Leal, a mais curtida no perfil oficial das Olimpíadas de Tóquio. Foto: Reprodução

Histórias de apoio

Outros assuntos que também geraram engajamento foram as histórias sobre atletas e treinadores se apoiando e encorajando uns aos outros, mesmo que representando times adversários.  Nove idiomas diferentes são utilizados pelas plataformas para contar histórias de atletas e a história olímpica geral.

O aplicativo Tokyo 2020 é mais popular em países como Japão, EUA e Índia. No TikTok, houve três bilhões de visualizações de vídeos relacionados ao desafio #OlympicSpirit, convidando as pessoas a compartilharem como estão entrando no espírito olímpico.

Também o show de drones da Intel, na cerimônia de abertura, recebeu mais de 85% de comentários positivos.

Na Austrália, que foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Brisbane 2032 alguns dias antes do início de Tóquio 2020, o tráfego no site e no aplicativo das Olimpíadas aumentou 17 vezes. Na Índia, o número de usuários mais do que dobrou, e os EUA – o país com maior tráfego de aplicativos e web – registrou um aumento de 20%.

As Olimpíadas registraram em seus canais oficiais mais de 100 milhões de usuários únicos que visitaram as plataformas digitais olímpicas ou usaram o aplicativo Tokyo 2020 (Android e iOS). “Espera-se que esses Jogos sejam os mais engajados digitalmente de todos os tempos”, afirmou Christopher Carroll, diretor de Envolvimento Digital e Marketing do COI.

A entidade do esporte mundial registrou que o envolvimento digital e social mais forte veio dos seguintes países: Austrália, Coréia do Sul, Estados Unidos, Índia e Japão.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade